Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
2010 foi para mim, sem qualquer dúvida, o ano em que li mais. Um total de 63 livros lidos, uma media de 5 por mês (mais coisa menos coisa), adquiridos de várias formas mas de géneros poucos diversificados. Li mais fantasia e iniciei-me da ficção cientifica, no fundo viajei por outros muitos e perdi-me durante horas sem fim em mil e uma páginas.
Mas este foi para mim um ano especial… iniciei-me na blogosfera e embrenhei-me mais no universo literário com um gosto sempre crescente pela leitura que contribuiu não só para valorizar a estante como a lista de espera.
Durante estes 365 dias descobri pequenos tesouros que me ajudaram a adquirir mais livros e consequentemente a ler tantas páginas… promoções online, compras em segunda mão, parcerias literárias e o já famoso winkingbooks onde troco imensos livros em óptimas condições :) Já para não falar claro dos passatempos. A todos os que me ajudaram nesta caminhada pela leitura o meu muito obrigada!

Mas como não podia faltar existem leituras que gostei, ou me marcaram, mais do que outras e não conseguindo escolher apenas dez, até porque gostei de quase, quase tudo o que li, aqui ficam os que recomendo para quem ainda não leu:

George R. R. Martin – Crónicas de Fogo e Gelo, pelas suas magníficas personagens. Este é um livro extremamente bem escrito e que tem o dom de nos envolver no seu mundo como poucos. Um livro que recomendo aos amantes do fantástico mas não só, pois é dos poucos livros de fantasia capaz agradar a leitores que não se encantam por universos paralelos.
(Opiniões – “Guerra dos Tronos” e Muralha de Gelo”)

Peter V. BrettO Homem Pintado” e “Lança do Deserto
Anne BishopTrilogia das Jóias Negras e todos os outros desta autora!
Dois autores de Dark Fantasy excelentes, dão-nos a conhecer as suas personagens desde a infância o que cria uma imensa empatia com o leitor, já para não falar dos mundos que criam alheios ao nosso universo. Tendo a gostar mais de Anne Bishop pela sua irreverência e sensualidade. Recomendo sem restrições estes livros fantasia para adultos.

Markus Zusak – “A Rapariga Que Roubava Livros”,este é provavelmente o livro que mais me marcou este ano. Eu chorei, eu orei e desejei viver noutro mundo. Recomendo a todos os que gostam de ler e aos que não gostam. Como se diz não devemos morrer sem ter um filho, sem plantar uma arvore e sem escrever um livro. Eu adiciono mais esta leitura!

Charlaine Harris - Série Sangue Fresco
Jennifer ArmintoutSérie Laços de Sangue. “Iniciação” e “Possessão”.
Ambas as séries são deliciosas, com um sentido de humor muito peculiar e vampiros super jeitosos! Bem eu costumo apelidar estas séries de novelas e lêem-se assim mesmo, como episódios que não conseguimos deixar de ver. Com um cheirinho de policial, sensualidade, romance e fantasia são livros encantadores que proporcionam bons momentos, ainda que não sejam grandes obras literários, cumprem o seu papel. São giros e pronto! Recomendo a todos os que gostam de criaturas que se alimentam de sangue e que desejam um bom livro de entretenimento.

Ann Brashares – “Em Nome da Memória
Diana Peterfreund – “Manhãs Gloriosas
Estes são os dois romances que escolhi para vos aconselhar, pois apesar de não ter lido muitos este ano posso dizes-vos que com estes fiquei saciada. São ambos da Editora Quinta Essência que é para mim uma grande revelação e agradável surpresa este ano. Ann Brasheres tem uma escrita muito bonita e criou em mim fortes laços com os seus personagens e vivencias, senti-me a presenciar cada momento apaixonando-me gradualmente ao longo do livro. Diana Peterfreund é a típica comédia romântica, li este livro num dia e posso dizer-vos que adorei! Deu-me imenso prazer desfrutar deste pequeno romance de uma forma atrapalhadamente e surpreendentemente divertida!

Michael Grant – “Desaparecidos
Scott Westerfeld – “Imperfeitos
Estes foram os títulos que magicamente me vieram parar ás mãos e me permitiram começar a caminhar no mundo da Ficção Cientifica. Primam pela originalidade, pelos temas que colocam a debate e pelos cenários surreais que nos apresentam. São ambos dedicados a personagens jovens e que abordam temas polémicos ou existenciais. Transportam o leitor para realidades surpreendentes e, pessoalmente, fiquei completamente rendida. Michael Grant em particular, estou desejosa de ler algo mais deste autor, pois chocou-me bastante no bom sentido claro! Recomendo a todos os que estão a dar os primeiros passinhos, como eu, em ficção científica.


Não quero citar livros que me desiludiram, por isso para terminar, isto para aqueles que não desistiram da leitura a meio por este post ser tão extenso, ficam ainda alguns livrinhos que apesar de não me marcarem como os anteriores me encantaram de alguma forma tendo em conta a sua originalidade, género ou publico alvo.
Para o público jovem-adulto:
A série Imortais de Alyson Noel – “Eternidade” e “Lua Azul
"Criaturas Maravilhosas" - Kami Garcia & Margaret Stohl

Fantasia UrbanaCassandra Clare:

Em homenagem ao ano dos Zombies:
"Guerra Mundial Z" - Max Brooks
"A Floresta de Mãos e Dentes" - Carrie Ryan

E algumas surpresas que vos poderão ser agradáveis:
"O Braço Esquerdo de Deus" – Paul Hoffman
"O Nome Do Vento" - Patrick Rothfuss
"Clube Arcanum" – Tomas Wheller
"O Dardo Kushiel" - Jacqueline Carey


E prontinho, acho que está tudo aqui, é muita coisa eu sei, eu sei! Mas se me conhecem pessoalmente, eu falo pelos cotovelos e acabaria a convencer-vos a ler 60 das 63 histórias que li e mais ainda que gostaria de ler também!

Boas leituras, sempre!

11 comentários :

Jose disse...

Eu só tive tempo de ler a metade do número de livros que tu leste xD

Boas entradas em 2011 para ti também e boas leituras! ;)

Ana C. Nunes disse...

Parabéns! São muitos livros lidos, e pelos vistos bastantes bons.
Dos mencionados só li os da Cassandra Clare e a Carrie Ryan, mas tenho vários dos outros nas estantes para ler.

Um excelente 2011, cheio de boas coisas e muito boas leituras.

Elphaba disse...

Obrigada José! ;)

Olá Ana C. Nunes,
É verdade, para mim foi o ano em que li mais e até eu estou surpreendida com os números! Gostei do que li, é verdade, espero para o ano vir a gostar ainda mais :)
Beijinhos e Bom Ano, com tudo o que tu desejas! :)

°•·.๓คятค disse...

Bom, isso é q foi devorar páginas!...
Eu dos poucos q li, ñ tenho nenhuma leitura em comum contigo mas há um q gostaria muito de ler - A rapariga que roubava livros, é daqueles livros q apesar de ñ ter uma capa muito apelativa faz tocar um sininho dentro de nós só pelo titulo.

Desejo-te muita coisa boa p 2011 e q continues a ler c vontade!

Beju GD ;)***

Elphaba disse...

Martinha, bom ano!
Tens mesmo de ler "A Rapariga Que Roubava Livros", mete nos teus prioritários para este novo ano, porque vais mesmo gostar!

Beijinhos*

Cat SaDiablo disse...

Leste imensos livros, que número notável! Mas o mais importante é que gostaste de quase tudo o que leste!
Das tuas leituras mais marcantes, tenho algumas em comum. Martin, claro, apesar de te teres iniciado na saga e eu a ter terminado. Continua a ler, que te vais "passar" com as magníficas personagens e as reviravoltas no enredo.

Anne Bishop é uma das minhas autoras favoritas (fácil de descobrir pelo meu SaDiablo hihihi) e devoro tudo o que a senhora escreve.
Vou iniciar-me em 2011 no universo de escuridão de Peter V. Brett, depois de tantas opiniões positivas, não podia deixar de ser.

A Rapariga que Roubava Livros, já li há uns anos, e ainda se mantém um dos livros mais marcantes que já li. É inesquecível.

Também gostei bastante do Dardo de Kushiel (A Marca é ainda melhor) e fiquei agradavelmente surpreendida com Guerra Mundial Z, de Max Brooks.
Há muitos dos teus melhores que estão na minha lista de espera, o que é bom :P

Beijocas, tudo de bom e um excelente ano! Que o melhor deste 2010 seja o pior de 2011, incluindo as leituras :)

Elphaba disse...

Cat obrigada por passares por cá :)
É verdade eu adoro ler e bem ou mal acabo sempre por tirar proveito das minhas histórias :)
Anne Bishop também é das minhas autoras favoritas, já tenho o novo dela na prateleira à espera, só tem faltado é oportunidade… :/ e vais gostar de Peter V. Brett de certeza.
A Rapariga Que Roubava Livro é uma leitura obrigatória a todos os que gostam de ler, estou contigo, inesquecível!
Jacqueline Carey vou ter de reler este ano para ler as continuações, tem mesmo de ser mas a escrita é maravilhosa e a história irreverente sem dúvida!
Beijinho grande, um bom ano com tudo o que desejas amiga e muito mais.

p7 disse...

Felizmente a blogosfera vai ficando mais rica, é um prazer consultar blogs de pessoal com gostos parecidos e descobrir mais umas pérolas para ler... Adorei poder seguir as tuas opiniões. =)

Gostei muito das tuas escolhas de 2010. Que 2011 esteja cheio de leituras ainda melhores. ;)

Beijinho e boas entradas,
p7

cris disse...

Tb li muito mais este ano que no passado (86) e espero que consiga manter em 2011 a média, não pq seja importante a quantidade mas pq gosto de ler e a pilha não baixa nunca... espreita o meu top, coloquei os livros a que atribuí 5 estrelas durante 2010. Bom ano !

Elphaba disse...

Olá p7! Bom Ano :)
Eu é que agradeço a todos aqueles que vem ler as minhas opiniões, pois é para mim um prazer puder partilhar o meu gosto pelos livros e, também é para mim muito bom ter opiniões como as tuas (com gostos idênticos) que nos guiam para leituras sempre melhores e compras mais aceradas!
Obrigada desejo-te o mesmo, leituras cada vez melhores para que nunca se perca este hábito, a companhia dos livros.
Beiijinhos*

Elphaba disse...

Alô Cris,
Que excelente marca de leituras, na fácil de atingir, eu espero em 2011 ler pelo menos tantos livros como em 2010! ;) Sabes eu sigo o teu cantinho com alguma regularidade e sei que leste uma dos meus livros preferidos deste ano, “A Rapariga Que Roubava Livros”, vou espreitar!
Beijinhos

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt