Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 21 de agosto de 2010
Sinopse:
“Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o deu reino. À frente deles está Deanerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade…

Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maniera sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem com eles é bem pior do que a própria morte…

Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue mancha os degraus dos palácios e o veludo dos cadeirões dourados. E quando para que nada poderia piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!”


A Muralha de Gelo, de George R. R. Martin é a segunda parte do título original “Game of Thrones” que a editora Saída de Emergência optou por publicar em dois volumes separados (opinião do primeiro volume  A Guerra dos Tronos aqui), é fácil apercebermo-nos deste facto se verificarmos que a introdução às personagens é mais profunda no primeiro volume, enquanto no segundo podemos verificar uma maior evolução destas, bem como o desfecho de alguns acontecimentos que nos deixaram enredados de curiosidade no volume anterior.

Com muita pena minha é um volume triste, pois algumas personagens pelas quais já reunia carinho vêem-se agora com destinos tão cruéis e reviravoltas tão surpreendentes que só mesmo o grande Martin para conceber algo desta dimensão na história. O autor não poupa as personagens principais assim como não se inibe de dar ênfase a personagens secundárias.

É também neste volume que a magia começa a despertar aos poucos e a fantasia começa a revelar-se de entre a bruma criada pelo autor, desmitificando superstições e abrindo caminhos nos misteriosos trilhos que algumas personagens iram percorrer.

Como podemos verificar na sinopse a conspiração política está cada vez mais intensa e tudo pode acontecer, os Lannister parecem estar por cima neste segundo volume mas é lago facilmente contornável pois a Guerra ainda agora está a começar e o sangue das primeiras batalhas ainda agora começou a regar as Casas.

Neste jogo pela sobrevivência a família Stark corre cada vês riscos mais, quer a nível emocional quer físico, será que aguentaram e conseguiram manter a honra e força da sua Casa até ao fim?


Não me canso de elogiar mais uma vez a escrita de Martin, que apesar de expor um mundo bastante complexo e repleto de personagens, não deixa de ser simples e sem narrativas exageradas para explicar o seu universo. A sua prioridade passa pela acção e desenvolvimento e isso está à vista do leitor.

Por fim, podia escrever inúmeras linhas sobre as personagens que me tem preenchido o imaginário e ainda assim deixaria muito por dizer, por isso desta vez, vou ainda poupar-vos a inúmeros spoilers sobre estas magníficas personagens mas não prometerei conseguir fazê-lo de futuro… Boas Leituras.


Título: A Muralha de Gelo, "As crónicas de Fogo e Gelo – Livro 2"
Autor: George R. R. Martin
Género: Fantástico
Editora: Saída de Emergência

10 comentários :

Jose disse...

Acabei de ler este livro há dois dias e fiquei boca-aberta com a morte daquela personagem que ninguém esperava que morresse... Estava incrédulo: "Não, morreu mesmo?".
E se tivermos em conta a "plateia"...

Elphaba disse...

É verdade, Martin pôs a prova o estofo emocional de algumas personagens e até do próprio leitor.

Penso que a morte, apesar de inglória e de sabor amargo, vai servir para que Sansa comece a fazer jus ao sobrenome que carrega e acredito que isso de futuro faça a diferença na crónica.

Lars Gonçalves disse...

Olá,

Estou a ver que estás a ficar viciada no Martin (eu avisei-te :P)!!

O que eu te posso dizer é que o Martin ainda te vai supreender imenso.

Espero que continues a ler porque o melhor livro ainda está por vir (não digo qual é :P)

boas leituras :D

Elphaba disse...

Tenho a certeza que sim Lars, não é muito difícil ficarmos amarrados a vida das suas personagens quando conseguimos ingressar na escrita de Martin.

Ao principio posso ter sentido alguma dificuldade pelas dezenas de nomes apresentados pelas enumeras Casas, mas também pelo facto de encarar o primeiro livro como parte de uma introdução, de agora adiante só sinto mesmo necessidade passar cada página, cada personagem na ânsia do que virá em seguida. =)

Jojo disse...

Ai como eu fiquei fula da vida quando o George R.R Martin resolveu matar aquela personagem! Era uma das minhas favoritas! Sou um pouco suspeita gosto imenso dos Stark, legítimos e ilegítimos! Mas os grandes livros são assim! Tiram de nós emoções! E Martin faz isso... e melhor é completamente e radicalmente imprevisível!

Elphaba disse...

É mesmo Jojo… Mas infelizmente acho que o Martin ainda nos vai pregar mais partida tristes.

Este autor tem a capacidade de nos fazer viver as suas histórias intensamente ainda que numa realidade longínqua do nosso imaginário… Estou doida para comprar o próximo livro da saga.

Anónimo disse...

Este autor é excelente! Escreve muitíssimo bem e de uma forma única! Já li todos os volumes dele até agora e adorei especialmente "A Corte dos Traidores"!

Não conhecia este blog... Já estou a seguir ;)

Elphaba disse...

Obrigado v_crazy_girl =)

A Corte dos Traidores é da autora Robin Hobb, ainda não li mas fazem parte da mesma colecção BANG! da Saída de Emergência… Mas quero muito ler =) já adquiri o primeiro volume dessa Saga, A Saga do Assassino.

Mas tens mesmo de ler Martin, está entre os meus autores favoritos.

Patrícia Cálão disse...

Fiquei tão triste com a more 'daquela' personagem...Não estava nada à espera. Estive até ao último momento a manter a esperança...
Mas estou a adorar as crónicas e desejosa por ler os próximos volumes!

Elphaba disse...

Somos duas Lealeny,

Infelizmente ainda não adquiri o terceiro volume senão julgo que já estaria a lê-lo... Martin é um escritor fantástico está entre os meus favoritos. =)

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt