Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Sinopse:
“Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da soberana. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa familianão tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard aapercebe-se que também a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Deanerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.”


Eram muitas as expectativas que tinha criado em torno da escrita de Goerge R. R. Martin… E todas elas foram superadas!

O primeiro livro das suas crónicas, ao contrário do que eu julgava, apresenta-se com um véu sobre o género fantástico a que me habituei. Não nos é mostrada a fantasia de forma explícita mas ela está lá. Ora sobre Lobos Gigantes e superstições, histórias antigas sobre seres que preenchem os pesadelos de crianças, quase perceptíveis aos olhos comuns, ou até sobre uma casa descendente de Dragões reais.

Uma trama evolvente, rodeada de mistérios, intrigas e conspirações políticas, com a verdade apresentada a cru, sem medos, sem finais felizes é sem dúvida um livro dirigido para o público adulto.

A compreensão do livro em si pode ser um pouco confusa de inicio uma vez que este não se apresenta dividido por capítulos mas sim por personagens, ainda assim a leitura é contínua e vicíante, sob a vista alternada de 8 personagens principais:

*Daenerys Targaryen.
*Tyrion Lannister
*Jon Snow
*Eddard Stark
*Catelyn Tully Stark
*Bran Stark
*Sansa Stark
*Arya Stark

Muito ricas e bem desenvolvidas como eu nunca tinha tido o prazer de presenciar até agora, todas elas são marcadas pela diferença com papéis cruciais ao longo de toda a trama, estas personagens transformam a nossa leitura num acto empolgante que desejamos que não tenha fim.

Com o desenvolvimento das personagens a trama vai também ficando cada vez mais envolvente, nada fica ao caso e nem mesmo as personagens secundárias foram capazes de me desiludir bem como o mundo criado por Martin, onde estas ocupam.

Ao terminar este livro fiquei com a sensação que daqui para a frente não irei parar de me surpreender, e aqueles que adorei podem cometer actos que irei repudiar, assim como o oposto poderá vir a acontecer. Tudo em aberto, para estas vidas, para este mundo e para um futuro fantástico. É com muita ansiedade que vou aguardar para voltar a desfolhar George Martin. (Não vou esperar muito essa é a minha certeza)


Título: A Guerra Dos Tronos, "As crónicas de Fogo e Gelo – Livro 1"
Autor: George R. R. Martin
Género: Fantástico
Editora: Saída de Emergência

9 comentários :

Jojo disse...

A Guerra dos Tronos é um livro fantástico. E George R.R Martin cria personagens memoráveis. Um mundo enorme onde nos perdemos e gostamos de nos perder. Eu adorei essa sensação!
Vais gostar imenso do segundo volume, acredita! Ainda vai criar mais vício!

Bjs

Unknown disse...

olá
Também gostei deste livro e dos que se seguiram.
Mas não li o 8 e isso só vai acontecer quando todos os volumes estiveram escritos e editados em Portugal...
Mas é sem dúvida uma saga fantástica.
boas leituras

Elphaba disse...

É verdade Patricia, segundo me consta o próprio Martin ainda esta a escrever os três livros que iram dar continuidade às Crónicas de Fogo e Gelo.

Eu optei por controlar a minha impulsividade e ir lendo aos poucos os livros que completam a saga. São tantos os livros que são editados mensalmente que não será um problema adiar o término das crónicas até ao final do ano. :)

Carla disse...

Eu tenho pelo menos até ao número 5 desta coleção, mas só agora depois de ler aqui o que escreves-te é que sinto mais atração para ler, no entanto não faz muito o meu tipo.
Mas quero muito ler mesmo...

Gostei muito do teu cantinho Elphaba J.

Elphaba disse...

Ainda bem que gostas-te Carlinha, sei que és mais dedicada aos romances... mas acredita este livro apesar de ser do género fantástico é muito forte a nível das personagens.

Mesmo que a narrativa nem sempre te prenda vais sentir necessidade de saber até que ponto pode ir uma vida. Até que ponto o ser humano, ainda que fictício, te pode surpreender.

Eu acho que o Martin vai muito por aí, explorando o ser humano até aos mais recônditos lugares da nossa mente para o bem e para o mal.

;)Obrigado **

Carla disse...

Ai amiga Elphaba J. agora é que estou com a pulguinha aiaiaiai, para este mês já tenho a minha aposta mas em Setembro já tenho esse no top da lista, quem sabe se eu não me surpreendo noutro tipo de escrita gosto de descobrir por isso é só entrar na leitura.
Beijocas...
;)Boas Atmosferas;)

Elphaba disse...

Vou ficar a espera para ler a tua opinião Carlinha não tenhas duvidas :)

Lars Gonçalves disse...

Olá Elphaba,

Agora que já leste o primeiro livro do meu vício (tenho os 8 publicados em Portugal e li os a todos mais do que uma vez :D), espero que tu continues a ler os livros porque eles são mesmo muito bons.
E o Martin, é muito cruel com as suas personagens.
Eu só posso dizer que adoro esta saga!! :D

Anónimo disse...

Ois Elphaba,

Não sou de comentar em muitos blogues mas devo dizer que gostei muito do pouco que espreitei, parabens.

Quanto a esta saga apenas te digo que é a minha preferida (neste genero lietário) e que gostava de esar no teu lugar (tantos livros do Martin por ler).

Beijinho

Fiacha

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt