Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 2 de outubro de 2010
Sinopse:
Num abrir e fechar de olhos, todos desapareceram.

Todos menos os mais novos: os adolescentes, os alunos dos primeiros anos, as crianças pequenas. Não ficou um único adulto. Não havia professores, nem polícias, nem médicos, nem pais. Como também de repente deixou de haver telefones, internet e televisão.
Nenhuma maneira de perceber o que se tinha passado.
Nenhuma maneira de pedir auxílio.
A fome é uma ameaça. A lei é imposta pelos mais fortes. Uma criatura sinistra aguarda na sombra a sua oportunidade. Os animais sofrem mutações. O mesmo acontece com os próprios adolescentes – que adquirem poderes estranhos, inconcebíveis, mortíferos – que se vão desenvolvendo e afirmando de dia para dia.
Um terrível mundo novo. Definem-se facções, o confronto é inevitável. Os miúdos da cidade contra os meninos ricos. Os mais fortes contra os mais fracos. Os que têm poder contra os que não têm. E o tempo escoa-se inexoravelmente. Todos, sem excepção, estão condenados a desaparecer no dia em que completarem quinze anos.”


Este foi um livro que sem dúvida mexeu comigo. Apesar de a história em si não ser transcendente, Desaparecidos, é sem dúvida emocionalmente muito forte.

É de conhecimento geral que até aos 14/15 anos as crianças, regra geral, não têm a sua personalidade completamente definida... muitas das suas características podem ser levadas ao extremo quer para o bem quer para o mal e por vezes com uma inocência arrepiante.


Ao entrarmos em Perdido Beach, logo na segunda página do livro, estamos perante um mundo sem adultos. Todas as pessoas com mais de 15 anos “poff”, desapareceram numa fracção de segundo e em breve descobrimos que todos os que perfizerem essa idade têm o mesmo destino, desaparer para “o desconhecido”(?!).

Imaginem um mundo aberto a todo o tipo de candura e malvadez que só as crianças podem recriar…
Eu pergunto-vos, e os bebés que ficaram nos berços?
E os que não são auto-suficientes?
E o limite de recursos uma vez que não existe produção?

Tudo isto já seria suficientemente catastrófico não fosse as mutações que começam a despertar nos animais e algumas crianças, poderes estranhos que só serve para tornar ainda mais desleal a luta por mais um dia. Bem-vindos a ZRJ, uma zona radioactiva á beira de desespero, numa guerra pela sobrevivência levada ao limite e a luta constante contra o medo.
Não sabemos quem, como ou porque esta catástrofe deu cabo da vida destes miúdos, o que sabemos é que as crianças têm que se tornar homens e sobreviver contra todos os males.


Posso dizer-vos que Michael Grant me proporcionou uma leitura viciante e fluida, com uma escrita agradável e simples (estamos a falar de crianças até aos 15 anos). Mas também foi um excelente livro de entretenimento que me deu muitos momentos de reflexão. Um livro para miúdos e graúdos sem dúvida. E é com imensa expectativa que vou aguardar o segundo volume, espero eu que para breve…

Senti-me muito susceptível durante esta leitura e para mim vai sem dúvida para o meu top de leituras de 2010.


Ps: Livro ganho num passatempo do Blogue da Morrighan, muito Obrigado!

Título: Desaparecidos
Autor: Michael Grant
Género: Ficção Científica
Editora: Planeta

4 comentários :

Mira disse...

Estou a lê-lo, e tb ganhei num passatempo :D
Ainda vou mt no início... espero gostar :)

Elphaba disse...

Espero que gostes... Eu adorei como podes reparar pela minha opinião.
Muito mais pelos seu carácter emocional e exploração da psique infantil do que pela história em si pois nela podemos encontrar muitas comparações com outras histórias de FC. =)

Morrighan disse...

A tua opinião desperta bastante a curiosidade! A ver se sobe umas posições ali na pilha de livros =P

Beijoca*

Elphaba disse...

Lê que vale a pena Sofia =)

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt