Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sinopse:
Laurel, actriz de sucesso, regressa à casa da família para celebrar o nonagésimo aniversário da mãe, Dorothy, que sofre de Alzheimer.
Esse dia recorda-lhe um outro, há muito esquecido. Naquele fatídico aniversário do seu irmão, Laurel estava escondida na casa da árvore, a fantasiar com um amor adolescente e um futuro grandioso em Londres, quando assistiu a um crime terrível, que mudaria a sua vida para sempre. Foi com terror que Laurel viu a mãe cravar a faca do bolo de aniversário no peito de um desconhecido. O regresso ao local onde tudo aconteceu é a última oportunidade para Laurel descobrir o temível segredo daquele dia e encontrar as respostas que só o passado da sua mãe lhe pode dar. Pista após pista, Laurel irá desvendar a história secreta de três desconhecidos que a Segunda Guerra Mundial uniu em Londres — Dorothy, Vivien e Jimmy — e cujos destinos ficaram para sempre ligados.
Uma fascinante história de segredos e mistérios, de um crime obscuro e de um amor eterno. Mais um livro inesquecível de uma das autoras de maior sucesso dos nossos tempos.

Há muito tempo que eu tinha curiosidade de experimentar a aclamada autora Kate Morton e quando a oportunidade surgiu, através da parceria com a Suma de Letras, Objectiva, fiquei realmente feliz.
Como apreciadora assumida de romances em geral os ingredientes desta narrativa não poderiam ser mais apetecíveis, com o mesclar de cenários de época e contemporâneos, uma forte dose de mistério e uma pitada de drama, numa trama repleta de pormenores cativantes e personagens desiguais que atravessam uma geração tocada por umas das maiores calamidades do último século, enquanto nos prende aos seus sinais até à última página, até ao seu desenlace verdadeiramente surpreendente.

Amores Secretos tem por base um segredo, um segredo camuflado e que acredito piamente que apenas seja alcançado pelo leitor quando for revelado de forma completamente evidente.
Com perfeita noção de que algo grandioso é oculto ao leitor e a grande parte dos intervenientes, assistimos às várias personagens lidando com os seus segredos como se de uma camisola demasiado justa se tratasse, como se estes fossem algo que se moldou aos seus corpos, que se acomodou nas suas mentes e que, apesar de todos os indícios, passou despercebido durante décadas. Os segredos, independentemente da sua gravidade, permitiram que todos sem excepção seguissem com as suas vidas até que uma lembrança e uma vida, a vida de uma das protagonistas e consequentemente a chave de todos os segredos, se está quase a cruzar com o limiar da morte – um derradeiro momento que exige o conforto da verdade por serenar, um derradeiro momento que nos faz ansiar por chegar aos últimos capítulos deste extenso enredo.

Dividido em quatro partes o texto dá-nos a conhecer três grandes personagens, três protagonistas que inevitavelmente têm os seus destinos entrelaçados tal como têm a capacidade de provocar sentimentos distintos no leitor. Adoradas, repudiadas ou simplesmente curiosas, Laurel, Dorothy e Vivien, elas são caracterizadas por forma a causar tudo menos indiferença, todas elas tocando o leitor em determinado período das suas existências, do seu presente e passado complexo. Defini-las seria contar-vos demasiado porque, confesso, foi apenas no final que fiquei a conhecê-las plenamente e à realidade que as une e que torna este livro tão especial.

Numa leitura que nem sempre foi sôfrega pelas suas muitas descrições, nem sempre emotivas, existe no entanto um vivido retrato da Segunda Grande Guerra e gostei, particularmente, da forma como aqueles que habitaram nesse tempo conturbado tornaram indefinida a actualidade, de como partilharam as suas experiências e as suas dificuldades, os seus sonhos e injustiças num momento demasiado cruel da História da humanidade. Violência doméstica e aparências confundiram-se com a felicidade fugaz e recordações de momentos únicos, momentos marcados numa memória e em imagens inexplicáveis e que tendem a passar despercebidas neste texto. Existe, assim, uma cadência no relato que tende a iludir, a desviar a nossa atenção para acontecimento menores e que só muito mais tarde, depois de prazeres ou mágoas efémeras, acabam por fazer um verdadeiro sentido a quem lê.


Sangue e tradições, sorrisos e dificuldades, misturam-se nesta história que nos conta os pensamentos e as singularidades da vida dos que apesar do medo nunca perderam a capacidade de sonhar enquanto o mundo desabava, uma história que nos conta como a vida se tornou uma passageira e de como o amor conduziu a uma impensável fatalidade.

Quanto à escrita Kate Morton, esta marcou-me pela sua capacidade de ludibriar e retractar os seus intervenientes, durante a pintura de um quadro muito pormenorizado mas que só pode ser apreciado quando terminado. E se é verdade que a leitura nem sempre fluiu com naturalidade, sou igualmente sincera quando afirmo que o seu final superou todas as minhas expectativas.

Esta é uma aposta Suma de Letra, uma chancela Objectiva, que agradará aos leitores de romances de época e mistério.


Título: Amores Secretos
Autora: Kate Morton
Género: Romance de Época

Editora: Suma de Letras

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt