Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

… Ou não!

*Estava aqui a tentar opinar algo, com relativo mau-humor, e lembrei-me que:*

Faz-me um bocadinho confusão aqueles blogues intitulados de “literários” que têm mais passatempos que opiniões, um bocadinho. Mas se calhar sou só eu a ser picuinhas (descobri há muito tempo que sou muito disso e muitas vezes).



Mas pensem comigo. Imaginem que têm mais vocação para fazer passatempos que opiniões, não seria inteligente tentar ganhar alguma coisa com isso?
Excepto, claro está, umas dezenas de quilos de livros a ganhar pó na prateleira…

Eu leio e leio e leio e custa-me imenso não conseguir folhear tudo o que tenho. Sinto-me triste com esta condição, a sério!

Confesso-vos que tenho pena… dos livros, não dos donos dos ditos blogues claro.

(“Olha o seguidor… é pró menino e prá menina”)

P.S.: Não sweet Sofi, isto não é para ti. Tu és mais do que... ^-^*

26 comentários :

Mafi disse...

Ehehe as há pior...! quanto têm mais dvulgação que opiniões ^^ ahah

Gostei deste maldizer :P continua! ;)

Elphaba disse...

Hum, acho que isto nem é um maldizer é um, vá lá, desabafozito.

Eu tenho mais divulgações que opiniões LOL
Tenho *268 opiniões* para *670 divulgações*, upa upa! Muito trabalho árduo para alcançar este número a divulgar com corezinhas e letrinhas. :P

Anónimo disse...

Boa noite,

Peço desculpa por me meter na conversa, mas acho que à velocidade que as divulgações surgem, é normal haver mais divulgações do que opiniões, especialmente quando é só uma pessoa a gerir o blog :/ Falo por mim, que noto que a nível de divulgações estou a crescer exponencialmente e a um ritmo superior ao que tenho para ler e opinar um livro. Se o número de divulgações ainda não ultrapassou o de opiniões é devido ao desfasamento inicial...

Bem, era só para dizer isto xD

Boas leituras pessoal ;)

Elphaba disse...

Olá Catarina,
(Não tem de pedir desculpa de nada ^.- )

É claro que é normal eu própria o tenho, vou ter sempre, e acredito que todos os blogues com parcerias têm.

Eu publico uma média de 3 divulgações entre cada opinião o que me parece um número perfeitamente aceitável. Há alturas em que divulgas mais ou menos, eu pessoalmente não divulgo tudo mas isso é ao gosto/critério de cada um.

Boas leituras*

Anónimo disse...

Awn *.* que querida

Pois, é isso ;)

E podes me tratar por tu? Sinto-me tão velha com o tratamento formal >.<

Elphaba disse...

Claro, não foi por mal às vezes acontece. Eu própria não sou apreciadora do tratamento formal.

Anónimo disse...

Sem stresses.. sei bem o que isso é ;) também uso o formal ocasionalmente, especialmente se não sei com quem estou a falar *até porque às tantas falar informalmente pode ofender a pessoa* :p

Anónimo disse...

*Vénia profunda*

*Outra que bem mereces*

Gosto tanto da tua picuinhice!loool tenho pena é que estejas de mau-humor, espero que estejas melhor amanhã!

P.S. Estou com pena do que estás a opinar xD

Elphaba disse...

Já opinei Chaise, aliás, foi logo a seguir. :P

O mau-humor tem as suas vantagens nestas coisas e como as coisas andam parece-me que será mais recorrente do que o normal, mas estou tranquilinha :)

Beijinho & Boas leituras.

Mil Estrelas disse...

Joana fizeste-me ir ver quantas opiniões eu tinha e quantas divulgações ahahaha

Ora vamos lá ver...eu tenho 414 divulgações; 227 opiniões; 83 passatempos;

Acho que não está mal :) hehehe

Beijinhos

Morrighan disse...

Pois a sweet Sofi vem aqui dizer que... CONCORDA! Desde que não falem do blog dela :b Ahahah, brincadeira! Até porque tirando isto do aniversário, fui verificar (porque até faço uns quantos passatempos) e por mês publico mais opiniões que passatempos! Aliás, eu só faço passatempos de livros que leio... É essa a beleza da coisa :D

Mas não tenhas dúvidas que isto dos passatempos é do género 'Editora X gostava de ter o passatempo Y' e depois pedem para o próprio blog, claro. E quem disser o contrário, bem, deve ter parcerias bem estranhas!

E isto sou eu cheia de birra a falar :D

Beijos

Morrighan disse...

Ah, no que toca à relação divulgações/opiniões, epah, tenham dó, mas acho isso ridículo. Nós podemos divulgar livros que gostamos ou queremos, sem sequer serem de parcerias ou wtv. Eu divulgo imensos livros em forma de wishlist. Outros divulgo porque acho que merecem. Se os vou ler algum dia? Espero que sim! Mas e se não ler? O meu blog é mau porque tem mais divulgações que opiniões? Juízo, meninas.

Elphaba disse...

Olá Sandra * Mil Estrelas* :)
Parece que fiz muita gente ir ver se a carapuça servia mas acredita que aqueles a quem ela serve não vêm certamente aqui comentar.

Beijinhos, Boas leituras.

Elphaba disse...

Oh Sofi o teu blogue é do mais literário que pode haver e muito longe de ser um blogue apenas de opiniões. Sabes, e se não sabes devias saber, o exemplo que és e o quanto eu louvo o teu trabalho no teu espaço. Sempre foi e será uma inspiração.

Em relação ao resto… é assim que as coisas estão infelizmente. Muita coisa mudou mas está longe de ser para melhor.
Chateia-me sinceramente que eu ande a comprar muitos dos livros que quero ler e não tenha acesso a passatempos enquanto muitos que não lêem os livros e fazem unicamente passatempos para angariar seguidores continuem a ter todas as regalias. Mas enquanto a *Bufalo* funcionar (tenho mesmo de fazer rubrica com isto) as coisas não vão mudar, porque enquanto o trabalho/cuidado/dedicação/gosto (de gostar em fazer-se algo) não for um factor de excepção as coisas não vão funcionar.

Birras… oh pah, tenho para troca!

Já me declarei quanto à questão das divulgações, acho que devemos divulgar aquilo que gostávamos de ler e aquilo que achamos interessante. Fazemo-lo pelas editoras, sim claro, afinal somos parceiros, fazemo-lo porque gostamos, também. Então está tudo tranquilo.

Beijinhos e boas leituras *

Morrighan disse...

As coisas vão mudar, Joaninha... Pode não estar para breve, mas vão. Porque os meios de comunicação vão evoluir, a crise vai fazer com que as editoras apertem o cinto (como algumas já andam a fazer) e depois vou querer ver os critérios-base para se oferecer livros em passatempos e para críticas.

Eu vou continuar por cá, com ou sem livros de editoras parcerias. Claro que sem parcerias os passatempos irão certamente diminuir, mas não desaparecer. Até porque eu acabo por ter o que muitos não têm, autores que valorizam o meu trabalho e eles próprios me enviam as suas obras e livros para passatempos. Vão acontecer tantos no aniversário do blog que são com autores!

E eu podia continuar aqui a falar infinitamente. Tenho visto com cada atitude que nem contado. Um dia pode ser que me chateie e volte a escrever sobre isso, mas nem me apetece dar importância a essas coisas.

Eu só te digo isto: blogs como o meu e como teu irão sempre prevalecer independentemente do estado das editoras. Sabes porquê? Porque as nossas leituras não dependem só das parcerias. Adquirimos livros fora os livros das parcerias e lêmo-los e opinamo-los na mesma!

Claro que os livros das parcerias são mais que bem vindos. Sem eles não conseguiria ler metade do que leio, mas ambas as partes ficam a ganhar!

Vá, vou-me calar. Beijinho*

Elphaba disse...

Também não me vou alongar mas concordo contigo no 1.º parágrafo e tenho a certeza que o 2.º irá certamente concretizar-se.
Quanto ao resto, felizmente, não podemos generalizar e existem editoras com quem é um verdadeiro prazer trabalhar.

E sim, claro, opiniões é coisa que não faltará por aqui mais ou menos actuais. Certo é que haverá blogue enquanto houver uma palavra a dizer.

Beijinhos*

Leitura Não Ocupa Espaço disse...

Ora bem, venho prestar declarações também LOL

em relação ao que a Sofia diz, concordo, eu não depende das parcerias para ter os livros que quero, pois, se bem se lembram, o meu blogue andou, durante muito tempo, sem qualquer tipo de parceria, e sempre com opiniões, pois e com muito gosto que sou uma consumista compulsiva de livros (não fosse eu ter comprado 24 livros SÒ na Feira do Livro do Porto LOL).
Em relação às minhas divulgações/opiniões, não vou contar hoje, pois cheguei agora do trabalho, mas hei-de dar-me a essa missão.
Confesso que desde que comecei a trabalhar, as opiniões dimunuiram, até porque eu trabalho/estudo/leio/e ainda tenho três gatos, um irmão e uma casa para tomar conta, mas, NUNCA, mas NUNCA, coloco mais passatempos que leituras, até porque só faço passatempos de livros que leio.
Posso não ser blogger há muito tempo (um ano e dois meses), mas já contribuo com opiniões há alguns anos, por isso me sinto confortável nesta posição, e espero prevalecer, tal como todos os outros, pois independentemente da orientação de cada blogger, se mantém um blog, é porque tem gosto nele, logo merece toda a força... a qualidade, bem... esse é um critério que nem todos cumprem, mas isso já seria outra conversa LOL

Anónimo disse...

Compreendo o que queres dizer.
Eu faço em média 4 passatempos no mês. Um por semana e não mais. Apenas vou fazer um especial Natal daqui a uns diazitos, mas mesmo esse especial Natal vai ser curto e com apenas mais dois ou três passatempo que o normal xD

Relativamente a opiniões, tendo publicar duas ou três por semana, mas por vezes é-me impossível, depende muito do tempo disponível :)

Bjs*

Elphaba disse...

Olá Joana,
Fazes tu muito bem em vir comentar :)

As divulgações/opiniões nem são o tema do post embora depois o tenham puxado para o caso. Este post deve-se ao facto de haver blogues com mais passatempos que opiniões e que fazem passatempo de livros que lhes oferecem para leitura mas que nunca chegam a ler.

E sim, eu sei que não é o teu caso mas acontece e acontece também que esses blogues acabam por ser mais privilegiados do que aqueles que cuidam fazer boas opiniões e oferecer uma máxima de comentários sobre livros aos leitores. O que, convenhamos, não faz sentido.

Mas pronto, isto foi um desabafo e achei que era o momento de começar a dizer mais coisinhas diversas sobre livros independentemente de ser coisas que me incomodam ao não. Chama-lhe pequenas reflexões se quiseres... mas se me apetecer hei-de as pôr por aqui :)

Beijinhos & Boas leituras.

Elphaba disse...

Olá Crazy :P

Bem eu não faço tantos passatempos, aliás acho que nem tenho um número para fazer mensal... vou fazendo conforme se proporciona. Às vezes as condições permitem mais, às vezes menos :)

Eu também vou fazer uns especiais para o Natal na próxima semana mas isso são situações excepcionais. Como respondi ao comentário da Joana.

Em relação ás opiniões estou como tu, mas estou muito condicionada pelo tempo e não consigo publicar mais. Tenho de fazer opções na vida e o blogue, as opiniões, acabam por ficar um pouco para trás. Nos últimos meses só tenho conseguido 9 por mês... :( Faz as contas :(

Beijinhos***

Vc disse...

Olá :)

Eu entrei para este mundo dos blogs há pouco mais de um ano, e embora o meu espaço ainda esteja muito "fresco" e com pouco conteúdo, tendo em conta os vossos blogs, considero que evolui bastante desde a criação do Refém das Letras.
Se poderia ter mais opiniões sobre os livros que leio, é claro que sim! Mas para isso teria que ler mais, e confesso que tudo aquilo que leio é opinado no blog. Para ler mais, precisava de mais tempo, o que tem sido complicado porque muitas ocupações aliadas a vida de estudante resulta em momentos mínimos para dedicar à leitura. E esse aspecto só conseguirei melhorar se for mais disciplinado comigo mesmo e ler um pouco todos os dias, mesmo que seja só um capítulo ou umas páginas antes de dormir :P E para além disso, acho que é necessário algum feedback por parte dos visitantes do blog para que fiquemos motivados e ter consciência que o nosso trabalho é apreciado por alguém, o que não tem acontecido com o meu blog. Não sei se é por as pessoas não gostarem mas eu tento escrever o que os livros me transmitem, por outros palavras, a minha opinião. Se fossemos escrever aquilo que as pessoas querem que nos escrevamos não era algo pessoal, e assim perderia todo o sentido.
Quanto ao resto, concordo contigo. Acho que não se deve divulgar só por divulgar, o que no início era o reflexo do meu blog mas que com o tempo acabei por perceber que não era aquilo que deveria ser feito. Já os passatempos são sempre bons para cativar seguidores e manter um ritmo constante no blog.

Bjs e Bom Natal!

Elphaba disse...

Olá Vc,
Em primeiro lugar obrigado pelo teu sincero comentário. Não conhecia o teu blogue, confesso-te, a verdade é que com o número crescente de blogues que existem eu não consigo acompanha-los a todos e acabo por seguir assiduamente "os de sempre".

Em relação à evolução do teu blogue, é normal que nem sempre se tenha o feedback que pretendemos. Os passatempos são uma mais-valia, claro sim, se tornam um blogue literário... na minha opinião, não.

Acho que nesta fase, e com expansão constante e quase repetitiva deste meio de divulgação, é cada vez mais importante mantermo-nos fiéis a nós mesmos no nosso espaço. Eu defini o meu como de opiniões e, mais recentemente, com uma palavra a dizer. A questão é, o que pretendes para o teu?

Se achas que tens demasiadas divulgações, tenta divulgar apenas de acordo com as opiniões que publicas e quando ao volume de opiniões… que posso dizer-te. Eu durmo de menos para ler demais, eu não vejo muitas séries e filmes que gostaria, para ler tudo o que leio. A leitura é a minha paixão, o meu vício, se já me prejudicou notas na faculdade? Tenho a certeza que sim, mas não deixo que ultrapasse a linha do admissível, como todos os vícios, este também tem de ser controlado.

Entretanto, andei a passear pelos últimos meses do teu blogue e reparei que acabas por ter poucas opiniões e sou sincera, não vejo nenhum contra porque em relação ao que escreves gostei do que li. E isso vai fazer a diferença na próxima vez que vir uma publicação tua. No entanto, em relação ao equilíbrio com tudo resto, não posso opinar mais do que já opinei, deves gerir o teu espaço de acordo com o que te faz sentir confortável.

Espero, como desejo a todos os blogueres, que alcancem o que mais desejam nesta plataforma, não deixem é de ser honestos com o trabalho que realizam porque, nesse caso, acabaram por retirar graça ao que nasceu (supostamente) como uma fonte de prazer.

Boas leituras* Beijinho*

Vc disse...

Obrigado pela tua opinião :) Eu tenho consciência do pouco conteúdo do blogue, que em muito se deve ao pouco que ultimamente tenho lido, mas o ponto está, como referiste, naquilo que pretendo para o blogue. Acho que no início era algo mais leve, algo que fiz por gozo para ver no que dava. Mas agora percebo que manter um espaço como este activo dá muito trabalho, embora seja um trabalho que se faz com todo o gosto e que até se torna gratificante. Se algum dia o meu blogue conseguir alcançar o sucesso do teu acho que nesse dia a minha faceta literária atingirá o auge e eu ficarei bastante feliz :P
Bjs e continua com este maravilhoso espaço ;)

Elphaba disse...

Vc que palavras tão... atenciosas? Gratificantes? Obrigada! (Sinto-me um pouco constrangida...)

A verdade é que agora existem muitos blogues e ter uma imagem que marca começa a ser uma tarefa titânica. (Mesmo sem o querermos, existem sempre muitos pontos em comum.)

Não podemos lutar contra certas coisas, mas podemos tentar ir dando o nosso melhor. Se dá trabalho, tens toda a razão, dá pois! Eu nem sempre tenho a mesma disponibilidade mas; hei?! Dou o que tenho quando posso e isso vale o que vale. Tenho a certeza que fazes o mesmo.

Obrigado uma vez mais,
Boas leituras * Beijinhos*

Vc disse...

De nada, mas é apenas a verdade :)
E já agora, tens um selo à espera no Refém das Letras.

Boas leituras e bjs!

http://refemdasletras.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

Elphaba disse...

Obrigado *.*

Boas leituras & boas festas* Beijinhos*

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt