Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 22 de junho de 2013
Sinopse:
Quando Evie Johnson entrou na Escola de Wyldcliffe Abbey para Raparigas, a sua vida mudou de uma forma que não lhe teria sido possível prever: a descoberta da sua ligação a Lady Agnes, os laços especiais estabelecidos com Helen e Sarah e a sua irmandade nos espantosos segredos do Caminho Místico. Acima de tudo, o amor de Evie por Sebastian virou-lhe o mundo do avesso.
Agora, Evie regressa a Wyldcliffe para outro período e mais perigo. Rodeada de inimigos, vive os dias com medo de que Sebastian caia nas trevas da servidão com os Senhores Invictos. O conclave de bruxas de Wyldcliffe conspira para destruir Evie e usar Sebastian para assegurar a sua própria imortalidade. Ela e as irmãs têm de dominar o poder do Talismã antes que seja demasiado tarde. Mas Sebastian não virá, em última instância, a trair Evie?
Nesta continuação de Imortal, a magia e o romance arrebatador atravessam as fronteiras do tempo para gerar emoção e suspense de cortar a respiração.

Se há coisa que eu raramente faço é desistir de um livro e por isso, embora o primeiro título da série Imortal não me tenha convencido, lá dei eu uma oportunidade a Traição - e ainda bem que o fiz. Embora esta narrativa continue a ser de um género literário restritivo, para um público-alvo específico, são notáveis consideráveis melhoras no seu enredo e existe, definitivamente, uma interessante motivação relativamente ao desenvolvimento da história e aos seus intervenientes, devido ciclo que se fecha em torno de Evie. Mas não se iludam, este é um livro juvenil e qualquer leitor de fantasia adulta terá dificuldade em adaptar-se quer à escrita, quer às emoções e atitudes das personagens, embora estas sofram um amadurecimento constante.

Agora familiarizada com o universo misterioso e retrograda da Escola de Wyldcliffe Abbey, reencontramos a nossa protagonista de regresso a este espaço onde, anteriormente, sentiu dor, cresceu emocionalmente mas, principalmente, onde descobriu o amor e a verdadeira amizade, junto de Helen e Sarah que agora considera irmãs.
No entanto, mesmo depois de vencida uma derradeira batalha, que lhe deu confiança em relação às recentes descobertas místicas e horrores escondidos na escola, Evie sabe que o perigo espreita e que tudo ainda se encontra em aberto pois, para além de manter as aparências, terá de lutar contra o tempo, que escoa rapidamente, se quiser salvar Sebastian e conquistar o seu legado deixado por Lady Agnes.

Uma das coisas que me conseguiu agradar nesta história foi, principalmente, o facto de este livro ser o último com Evie enquanto protagonista, isto porque esta personagem não vive as suas relações afectivas de uma forma que considero correcta, mostrando, consecutivamente, uma imaturidade típica da adolescência que eu não compreendo. Da mesma forma, todo o dramatismo, em torno da família e da relação que estabelecida com Sebastian, torna Evie menos apelativa e com o carácter mais sofrido do que guerreiro, quando esta deveria ser uma heroína para os leitores.
Já destacadas anteriormente, mas agora com maior relevância, temos ainda Helen e Sarah. Duas personagens que se vão tornando mais interessantes conforme vão ganhando protagonismo, o que me deixa imensa vontade de ler os próximos livros dois livros da série onde, respectivamente, terão um papel principal.
Relativamente a personagens, é ainda importante citar o aparecimento de um agradável triângulo amoroso que, embora ligeiro, desencadeia o final mais credível e menos floreado. Creio que será uma surpresa muito positiva para muitos leitores.

Esta é, portanto, mais uma de muitas histórias que existentes bastante dedicada aos seus intervenientes, mas ainda assim é de destacar tudo o que se relaciona com o Caminho Místico e a sua bonita ligação aos quatro elementos naturais - água, ar, fogo e terra -, pormenores fantásticos que agora ganham uma relevância superior, estando mais presentes ao longo do texto, tornando esta leitura mais fantasiosa, mágica, e desta feita apelativa para os jovens que procuram a magia nas suas leituras.

É de frisar ainda a ligação mantida ao passado, muito forte, e que julgo que será sempre um dos destaques da narrativa de Gillian Shields. E no que respeita a inimigos, estes poderão também ser um atractivo devido ao facto de estarem relacionados com uma faceta sobrenatural e obscura, para lá da já conhecida retorcida directora, embora não exista nada de muito assustador, reafirmando apenas a dicotomia luz e escuridão, onde as trevas jogam com o conceito de opressão que, por sua vez, envolve o factor tempo, muito importante para impor velocidade à leitura.

Em suma, gostei bastante do desenlace escolhido para os protagonistas, nesta leitura que sugiro a leitores de fantasia que gostem igualmente de romance e decidam dar os primeiros passos em livros alternativos.

Quanto à escrita, não há nada de novo para quem já leu Imortal. Gillian Shields tem uma voz simples e cuidada, onde se denota relativa criatividade conciliada com momentos acção e/ou introspecção dos intervenientes.
Uma das suas particularidades tem que ver com a existência de dois narradores, sendo que anteriormente acompanhava-mos, paralelamente à acção actual, o diário de Lady Agnes e agora acompanhamos as cartas, as desabafos, de Sebastian, algo que, sinceramente, considerei muito menos apelativo.

Esta obra é uma aposta Planeta Manuscrito, da sua diversificada colecção de Livros Fantásticos, que vem conquistando progressivamente um grande número de adeptos.





Imortal (Opinião)



Título: Traição
Autora: Gillian Shields
Género: Fantasia


0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt