Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sinopse:
Calla é a fêmea alfa de uma matilha de lobos que mudam de forma. Está destinada a casar com Ren Laroche, o macho alfa da matilha. Juntos, seriam os líderes da matilha e guardariam os lugares sagrados dos Guardiães. Mas depois, Calla salva um belo jovem humano, que conquista o seu coração. Calla começa a questionar tudo - o seu destino, a sua existência, o seu mundo e as ordens que os Guardiães lhe pediram que seguisse. Terá de fazer uma escolha. Mas será que seguirá o seu coração se para isso tiver de perder tudo, incluindo a própria vida?

Sombras da Noite é o género de romance fantástico juvenil que oferece uma nova perspectiva atractiva sobre os míticos lobisomens que sempre fizeram parte do imaginário de todos nós. Direccionado para um público jovem, bem como para todos aqueles apreciam uma narrativa bem construída, este livro proporciona a possibilidade de explorar personagens bem trabalhadas, evidenciando o romance através de um triângulo amoroso, sem colocar que parte todos os pormenores credíveis que farão o leitor acreditar na existência destas criaturas apaixonantes.

Extremamente actual, é num ambiente escolar e reservado, perto de uma área rural, mas elitista, que conhecemos a nossa protagonista Calla. Nascida para ser uma líder, ela é uma fêmea alfa com o destino marcado desde a nascença para um casamento por conveniência com outro alfa, Ren. Muito diferentes, com preceitos embutidos e uma submissa aceitação, vemos crescer entre estas personagens uma ligação extremamente interessante que fará o leitor, tal como o próprio coração de Calla, vacilar perante o aparecimento e introdução de um jovem vulgar neste meio restrito sem que seja conhecedor da surreal realidade que consome Calla, Ren e os seus amigos, sem que saiba que estes são lobisomens.
A chegada de Shay trás consigo o rasto de uma indesejada mudança na história que sempre fez parte da centenária raça de lobisomens. A sua perspicácia e inteligência, aliada a um fascínio pela jovem Calla, serão a força impulsionadora para desenterrar o passado, e o presente, que deveria permanecer intocável acabando por agitar espíritos e esmiuçar a morte de algo que nunca poderá chegar aos pensamentos de um ser humano.

É com um enredo primorosamente trabalhado e verosímil que damos início a esta série que oferece a possibilidade de explorar uma nova vertente de criaturas lupinas, elevando-as para um patamar estranhamente elitista, raramente explorado, quando comparadas com outras espécies. Astutos, fortes e longe de estarem dependentes da lua, as criaturas apresentadas não são, infelizmente, donas do seu próprio destino e é com base nesse conceito que se desenvolve uma história de amor proibida entre dois jovens díspares.
Todas as personagens deste livro atraem pelo simples facto de serem falíveis e, ao mesmo tempo, dotadas de uma prematura maturidade devido à sua educação rigorosa e pouco justa. O teor conferido à forma como a própria espécie se relaciona entre si, entre o amor e ódio, é também ele motivador, sento muito interessante verificar o desenvolvimento de emoções juvenis recalcadas, algo que a autora aproveitou para explorar de vários ângulos.
Pormenores como os Guardiões e a sua interacção com os lobos são fabulosos, permitindo o despertar de uma vertente mais sombria e aterradora que é crescente ao longo de toda a trama, no seu todo, rica em momentos de suspense crescente conforme é obtido mais conhecimento. Quando mais Calla descobre mais sufocante e assustador se torna o seu mundo, o seu porto seguro, aquilo em que sempre acreditou.

Este é o protótipo de narrativa ideal para quem gosta de histórias fantasiosas e românticas que, acima de tudo, se encontram bem idealizadas e conseguidas cuidando recriar uma espécie que necessitada de algo mais para fugir à banalização afirmando-se, claro está, pela originalidade.

Andrea Cremer tem uma escrita muito agradável, simplificada para chegar a diversificados leitores e que proporciona um folhear voraz graças à sua criatividade que mantém permanente a atenção de quem lê.
As suas descrições são breves, repartidas pelo ambiente que pretende transmitir e pelas emoções das suas personagens principais que rapidamente criam empatia, sendo facilmente identificáveis com uma camada mais juvenil e, neste pormenor em particular, é importante afirma que, embora este não seja um livro especificamente direccionado para adultos, também estes conseguiram tirar proveito desta obra pelas suas singularidades e questões obscuras. Sombras da Noite é, isso sim, um livro para todos os que gostam de fantasia.

Pessoalmente, e porque também gosto da vertente mais juvenil do fantástico, gostei bastante do universo urbano recriado pela autora.
Não fiquei particularmente agarrada a uma personagem particular, quer dizer, gostei muito do Ren, mas o quero dizer-vos é que considerei bastante interessante a falta de perfeição, em geral, que me permitiu ir reflectindo sobre as diversas atitudes e acções levadas acabo pelos muito intervenientes ao longo do texto.
Um dos pontos fortes, na minha opinião, é as criaturas alusivas ao maravilhoso abordadas pelo enredo, é certo que não há vampiros, mas por outro lado os espíritos e os íncubos são deliciosos!
A continuação da série é algo que me deixou bastante curiosa porque ficaram muitas questões em aberto, pelo que, resta-me aguardar que a Bertrand continue, em breve, a apostar neste género literário.

Uma aposta da Bertrand Editora que, creio, agradará a todos os adeptos de obras fantásticas, leitura fluída e com uma boa pitada de paixão.

Título: Sombras da Noite
Autora: Andrea Cremer
Género: Fantasia
Editora: Bertrand

14 comentários :

Anónimo disse...

Tenho este livro cá em casa *ofereceram à minha irmã pelos anos* e não podia estar mais curiosa *.*

bjs*

Elphaba disse...

Crazy este é mais um daqueles livros que eu sei que tu vais gostar. É o teu estilo e a história está original. Acho que os lobisomens estão a tirar os vampiros (completamente) de cena! LOL

Beijinhos* Boas leituras.

Anónimo disse...

li o livro em 1 dia e meio, acheio fascinate. daqueles livros que nos prendem mesmo, daqueles qu começamos a ler e não conseguimos parar, do melhor mesmo

bj

Elphaba disse...

O conceito desta história esta mesmo muito interessantes :) Estou ansiosa pela próximo livro da séria :)

Beijinhos

Unknown disse...

Comprei este livro á 1 mes e já o terminei , amei o livro , espero encontrar livros tao bons como este !

Elphaba disse...

Nádia o livro é mesmo muito giro e tens vários dentro deste género que podes ir lendo. Felizmente publica-se muita fantasia juvenil em Portugal :)

Um ano repleto de boas leituras*

Anónimo disse...

Há a continuação deste romance? É que o livro é lindo e eu queria muito de continuar a ler =) x

Elphaba disse...

Sim há continuação, é uma trilogia. Temos é de esperar que a Bertrand a edite...

Anónimo disse...

é que eu amo mesmo este livro e não sei se consigo esperar pela edição, talvez encomende em inglês =) x

Elphaba disse...

Se não for publicada a continuação ao português também vou optar por ler em inglês :)

Anónimo disse...

Qual e o titulo dos proximos volumes?? E que como n consigo esperar vou procurar em ingles +.+

Elphaba disse...

Anónimo/a,
Agora com a nossa conversa reparei que não tinha o site da autora no coluna do lado direito, coisa que já rectifiquei. Segundo o site os próximos título são "Wolfbane" e "Bloodrose". Entretanto, a autora publicou também outras obras relacionadas com esta série mas com personagens secundárias como protagonistas. Confirma tudo aqui: http://www.andreacremer.com/nightshade.html

Beijinhos * Boas leituras!

Unknown disse...

Li o livro mas gostaria que houvesse continuação, se é o caso peço à Bertand, por favor publique...
Margarida

Unknown disse...

Li o livro mas gostaria que houvesse continuação, se é o caso peço à Bertand, por favor publique...
Margarida

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt