Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sinopse:
A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de regresso a casa, em Nova Iorque, entusiasmada com o que o futuro lhe reserva. Está em treino para se tornar numa Caçadora de Sombras e saber usar o seu poder único e a mãe vai casar-se com o amor da sua vida.
Os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras estão, finalmente, em paz. E, acima de tudo, Clary já pode chamar «namorado» a Jace.
Mas tudo tem um preço.
Anda alguém a assassinar os Caçadores de Sombras que pertenciam ao círculo de Valentine, provocando tensões entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras, o que pode levar a uma segunda guerra sangrenta.
O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la (descubra o porquê).


Após o rescaldo e depois de várias mortes sentidas na mais dura das batalhas, que uniu os Habitantes-do-Mundo-à-Parte, renasce a esperança nos mais jovens corações.
Um poder único está a criar uma nova guerreira, uma nova Caçadora de Sombras que pode revolucionar e criar novas runas, e, com ela cresce um laço de amor à muito prometido mas no entanto, a calma, parece antever o caus e quando tudo parecia perfeito heis que a morte volta a perturbar os guerreiros adivinhando-se um pesadelo ainda maior que o anterior.

A Cidade dos Anjos Caídos é o quarto livro da série Caçadores de Sombras e oferece-nos um novo começo depois da queda de Valentine. No que respeita a personagens, as secundárias são as que mais se destacam e, em relação ao enredo, é com uma nova, e apreciada, reviravolta que nos deparamos com novos acontecimentos, novamente, na cidade de Nova Iorque.
Cassandra Clare é uma magnífica contadora de histórias, a forma como expõe o seu texto e o intercala com diálogos constantes continua a proporcionar uma leitura fluida que permite manter o interesse constante até ao final do seu livro.

Eu sou fã desta série desde que a Planeta lançou o primeiro livro A Cidade dos Ossos em 2009 e, embora exista um ou outro desenvolvimento que em minha consideração pudesse ter sido mais explorado, ou já estar ultrapassado, a verdade é que a facilidade com que folheio estes livros, e como estes me entretêm, continua a surpreender-me.

Clary, que conhecemos menina, é agora uma jovem madura que tem sofrido uma evolução muito atractiva. Ela desenvolveu-se, fugiu à regra e, mais importante, nunca perdeu os traços que a caracterizaram desde o início. Com um poder extremamente original, entre os protagonistas, ela continua a merecer o devido destaque o que, face à facha etária que o livro pretende alcançar, é para mim digno de nota.
Jace, por seu lado, é um personagem que me desilude com as suas incoerências o que contrasta largamente com Simon, um interveniente secundário que passou rapidamente a protagonista com a sua metamorfose encontrando-se, permanentemente, presente nas situações dignas de relevo e, presenteando-nos, com momentos muito particulares no que respeita à sua condição vampiro.

Embora, a nível do enredo, este não seja o melhor livro da série até à data, porque não o é, na minha perspectiva ultrapassou todos os outros com o desenvolvimento que ofereceu às personagens secundárias e é nestes pormenores que me foco quando louvo o mérito desta autora. Muito cuidada nos laços que cria e nas relações que vai desenvolvendo ela pasma-me com personagens como Magnus, Izz ou Maia que pormenorizam e beneficiam em muito a leitura.

Outro ponto que para mim foi de especial interesse foi rever os Irmãos Silenciosos, desde que se revelaram pela primeira vez que estas criaturas assustadoras continuam a captar-me a atenção e, a par destas, outras criações paranormais e seus horrores que não deixam de me cativar.

Pessoalmente, não vos posso revelar muito mais sem vos expor demasiado na história, ainda assim, em retrospectiva à narrativa, ressalvo como aspectos menos positivos a relação de Jace e Clary, deixando todos os louros para restante pormenores de que são exemplo os restantes intervenientes e os seus dramas paralelos ao desenvolvimento central que vamos acompanhando entusiasticamente.

Cassandra Clare não surpreendeu mas continuou a dar provas da sua imaginação e só por isso deixa uma imensa vontade de continuar a acompanhar as suas obras. O final, ao contrário do livro anterior, volta a deixar nos ar a promessa de que muito está para acontecer e que não existe ainda finitude e paz para o Mundo-á-Parte e os seus curiosos habitantes. Se for mantido o estilo de escrita tenho a certeza que esta continuará a ser uma excelente aposta o que se traduz, novamente, numa óptima fonte de entretenimento.

Este é um livro que aconselho a todos os leitores de fantasia urbana, em particular a uma camada mais jovem que certamente retirará bastante emoção ao longo da obra, assim como, todos os curiosos deste género que, atendendo à forte criatividade e às suas singularidades, também encontrará prazer em Caçadores de Sombras. Esta é uma aposta Planeta Manuscrito, para acompanhar atentamente e que conta, para Maio, com um novo lançamento além-fronteiras.

Da Mesma Série


Títulos anteriores:

Titulo: A Cidade dos Anjos Caídos
Autora Cassandra Clare
Género: Fantasia Urbana
Editora: Planeta Manuscrito

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt