Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Sinopse:
“Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio de sempre, com um coração… congelado. A Dr.a Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar o coração a funcionar. A prótese resulta e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.a Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «O amor é perigoso para o teu coraçãozinho.»
Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – mecânico e o verdadeiro – de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delicias do amor… e a sua crueldade."


Este livro é, acima de tudo, um bálsamo para a alma. Existem livros com a capacidade especial de tocar ao coração de quem lê, como uma melodia que nunca termina, um fado contínuo que transborda emoção e este é um deles, que permanecerá na minha memória por tempo indeterminado.

Numa narrativa em jeito de prosa, que nos embala a um ritmo eloquente, conhecemos o pequeno Jack por quem nos apaixonamos no seu primeiro sopro de vida. Nascendo no dia mais frio do mundo, de coração frágil e quase congelado a sua parteira, médica, bruxa e mais tarde mãe, Dr.a Madeleine coloca-lhe um relógio para dar mais tempo ao seu coração e quis o destino que esse tiquetaque o acompanha-se por muitos anos da sua vida, um milagre, uma maldição.

Frágil e sensível a emoções fortes, Jack aprendeu que a mais fatal de todas as emoções para si era o amor, como um bicho papão nos seus pesadelos, e quis a vida que um dia o seu fruto proibido fosse a sua maior perdição, a maior de todas as tentações.

No dia do seu décimo aniversário, mesmo sabendo que era rejeitado por uma sociedade que nunca o aceitou devido ao relógio-coração que lhe sobressai do peito acompanhado pelo som que marcará os segundos por toda a sua vida, Jack consegue que Madeleine o leve pela primeira vez a visitar a cidade. Quis o cosmo que nesse dia especial a mais bela voz criada pelos deuses soasse nas ruas de Edimburgo e o tiquetaque do seu coração nunca mais fosse o mesmo...

Numa jornada quase inexecutável pela busca da pequena cantora Andaluza, o amor da sua vida, guiado pela lembrança e esperança o nosso little Jack vai viver uma história de encantar que colocará muitas vezes á prova o precário bater do seu coração.
Contra tudo o que lhe foi embutido desde a nascença o nosso personagem terá a capacidade de vos fazer meditar sobre a força que a emoção, transmitida pelo amor, poderá ter sobre nós próprios. É um conto maravilhoso sobre o qual todos deveriam ter a oportunidade de reflectir, emocionar-se e deixar-se absorver.

A escrita de Mathias Malzieu é do mais sublime que podemos encontrar, envolvente, é um néctar que não queremos para de saborear, melodiosa, floreada e inebriante, fluindo depressa demais ao longo de 143 páginas.

A história de “little Jack”, “O Homem Sem Efeitos Especiais”, “A Mecânica do Coração oferece ao leitor uma encantadora alegoria sobre a magia que comporta o sentimento amor e tivesse eu a capacidade de contar-vos uma história, gostaria que fosse idêntica a esta, para poder oferecer-vos o sabor das lágrimas em alquimia com o mel que adoça os corações e nos deixa eternamente saciados.

Um miminho indispensável da Contraponto, para ler e reler com a certeza de uma apreciação sempre positiva, aprimorado e enfeitado com uma capa deslumbrante.
Oh sim, recomendo!

Título: A Mecânica do Coração
Autor/a: Mathias Malzieu
Género: Fantasia, Romance, Conto.
Editora: Contraponto

4 comentários :

Cat SaDiablo disse...

Revi-me na tua opinião :) Este livrinho é uma pérola. Está muito bem escrito, numa prosa quase poética ou cantada. Gostei muito e também recomendo. Fico a pensar que esta história teria potencial para maior desenvolvimento das personagens. Mas foi de facto uma leitura muito agradável.

Anónimo disse...

Este pequeno livrinho que foi a minha prenda no dia do pai (2010), agradou-me bastante logo ao ler a sinopse.

Para os amantes do género Tim Burton, faz 100 por cento jus às críticas.

Poético, negro, mágico, surrealista, inacreditavél. São os adjectivos que encontro para o descrever.

Curiosamente o protagonista Jack, encontra-se com personagens bem reais tais como Jack O Estripador e Georges Méliès, gostei bastante desta parte foi deveras original.

Um verdadeiro conto de fadas para adultos, que por vezes nos faz sentir bem crianças. E que nos mostra como o amor pode muitas vezes ser a causa para a desgraça e a loucura.

Um livro com um final que não é bem o esperado, sem o “foram felizes para sempre” (visto que é legítimo dar a recompensa aos bonzinhos) mas após uma pequena reflexão, acabamos por aceita-lo e acabamos por nos perguntar até que ponto Jack e a sua obcessão pela pequena cantora Acácia, não terá contribuido para o desfecho. Será que tudo aquilo não terá sido a má mecânica do seu coração?

Um pequeno livro, que se lê num pequeno folêgo. Gostei e recomendo.

Nuno Chaves

Elphaba disse...

Olá Cat :)
Concordo contigo, este livro é precioso… se poderia ser mais desenvolvido, sim, talvez, mas é daquelas histórias que se for muito mexida pode perder algum encanto. Pessoalmente senti-me satisfeita com aquilo que o autor ofereceu.

Olá Nuno,
Obrigado por teres passado por cá :) esta história é realmente fantástica. Eu não considero os finais felizes inessenciais e na minha perspectiva Jack não poderia ter tido um outro final, deixou condicionar em demasia pelo seu coração…

Uma história para reler,

Beijinhos *

Tânia disse...

Acho que já foi dito tudo o que podia dizer sobre esta pequena obra cheia de encanto.

Eu simplesmente adorei este "conto de fadas para adultos". Não desilude os fãs de Tim Burton - sendo eu uma grande fã :) É um dos meus livros preferidos e que ganhou um lugar especial no meu coração. É mesmo uma história a reler num futuro próximo.

Bjs ;)

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt