Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 4 de janeiro de 2014

Sinopse:
Fica Comigo é uma apaixonante história de amor que vai muito além dos padrões tradicionais. É um livro que se lê de um fôlego só, cujos protagonistas improváveis nos emocionam e nos fazem recordar valores importantes como o respeito pela diferença e a amizade.
Um homem e uma mulher que contra todas as hipóteses conseguem ficar juntos. Que nos mostra que por amor uma pessoa chega onde tiver que chegar.

Há muito tempo que este livro pequeno grande livro tinha vindo a captar a minha atenção mas estava longe, muito longe, de imaginar a sua essência. Houve quem dissesse que era uma espécie de romance erótico contemporâneo e, de facto, é ambas as coisas mas é também muito mais de que isso…
Fica Comigo é uma história sobre os invisíveis, os alguéns a quem diariamente e geralmente viramos o rosto, sobre os que são vistos sem ver e que muitas vezes assim o desejam, querendo desaparecer. É uma história sobre os que são excluídos socialmente e sobre aqueles que os excluem mas, felizmente, é também uma história sobre os que reparam e oferecem, transformando esta narrativa num exemplo sobre a capacidade de se mudar a vida de alguém através um gesto simples que deveria ser padrão.

Sem querer contar demasiado sobre o que se desenvolve ao longo do texto, uma vez que sinopse já permite antever um final feliz, posso no entanto dizer-vos que encontrarão entre estas páginas um romance comum, entre um homem e uma mulher que se conhecem, desejam-se e posteriormente combatem as adversidades para poderem ficar juntos. Todavia, mais do que falar sobre a singularidade deste tipo de afecto, o que mais se destaca no campo emocional são todas as outras formas de tocar o próximo que vão sendo trocadas por todos os intervenientes, dos principais aos secundários. É a forma como as personalidades narradas se metamorfosearam face ao incerto, algumas dotadas de uma sensibilidade rara e sentimentos improváveis, que eu retive na memória fascinada pelas suas emoções que, no tempo certo, se constroem e solidificam para fazer renascer uma vida que inicialmente se julgava perdida e sem esperança.

Os protagonistas, Jared, Nuria e Dolores, não poderiam ser mais diferentes entre si, representando três formas distintas de ver o mundo tão distantes quanto a sua geração ou criação, três formas de olhar e ser olhado pelo que nos rodeia.
Uma idosa dona de uma retrosaria, Dolores, uma jovem vinda de uma geração desconfiada, com uma personalidade forte e escondida numa carapaça que esconde um grande coração, Nuria, e um caso à parte, longe de ser um caso raro, que me fez olhar à minha volta com maior atenção, Jared. São três existências unidas por um encontro, mais ou menos feliz, que no final se enlaçam revelando o termo felicidade em todo o seu esplendor.  

Embora o amor exposto seja sonante, o tema principal são sem dúvida os sem-abrigo, a sua forma de pensar, de observar os dias e de assistir, impotentes, aos ataques e à incompreensão de que são alvo. Neste momento de crise, um momento em que a escassez monetária é mais visível e a classe média vê diminuir, de dia para dia, as suas possibilidades, aproximando-se de uma realidade outrora distante, as questões levantadas durante o decorrer da história são ainda mais sensíveis, principalmente pela capacidade da autora de descrever o interior depressivo de alguém que deseja apenas uma oportunidade.

Os intervenientes comuns, gente simples e trabalhadora, criam igualmente empatia com o leitor, que se revê nos seus dias e na forma de pensar de todos aqueles que acabam por fazer parte da vida de Jared. Eles são um reflexo credível da sociedade que conhecemos, uma sociedade cada vez mais susceptível pelas dificuldades e que, por isso, acaba por se revelar mais desconfiada e menos capacitada para ajudar o próximo sem uma garantia.

Para lá de todas as questões que poderão levar a uma reflexão, este romance tem ainda uma componente de entretenimento agradável, graças às caricaturas de todos aqueles que vivem e trabalham no bairro de Madrid onde o protagonista acaba por se estabilizar, roubando alguns sorrisos. Da mesma forma, destaco também a forma crua como a autora expôs as cenas emocionalmente íntimas, sem lirismos ou pudor, de acordo com a credibilidade que utiliza nos restantes temas para passar a sua mensagem pretendida.


Em suma, esta é uma história pequena, concentrada, sobre um tabu social com diversas componentes que divertem, que a tornam mais leve mesmo quando dá que pensar. Não é profunda na medida em que o passado e o futuro não totalmente esclarecidos, mas reafirma a importância de um acto no presente e a sua capacidade de mudar o que ainda está para vir se se apostar nos valores de sempre.

Noelia Amarillo tem uma escrita simples e agradável, com descrições mais psicológicas que físicas e diálogos atraentes, o que permite a criação de uma ligação com os intervenientes e remete para segundo plano os ambiente circundante. Dito isto, esta não é uma narrativa exemplar ou extraordinária mas impossível ficar-lhe indiferente.

Quanto a mim, desejo ler mais títulos desta autora pela sua sensibilidade e pela forma como pontua o que poderia ser apenas mais uma história com algo especial que mais tarde me fará recordá-la.

Esta é uma aposta especial da Marcador que se distingue pela singularidade e capacidade de chegar a um género variado de leitores, em particular às leitoras de romances.



Título: Fica Comigo
Autora: Noelia Amarillo
Género: Romance; Contemporâneo; Érótico
Editora: Marcador
Saiba mais sobre este livro: aqui.


0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt