Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 28 de dezembro de 2013

Sinopse:
Numa época em que a reputação de uma mulher é o seu bem mais precioso, Audrianna desafia todas as convenções.
Ela é uma jovem determinada, independente... e disposta a tudo para aniquilar o seu adversário, o altivo Lord Sebastian Sommerhayes. A uni-los está um homem: o pai de Audrianna, que morreu envolto nas malhas de uma conspiração. Para Audrianna, essa tragédia significou o fim da sua inocência. Para Sebastian, que liderou a investigação, foi apenas uma morte merecida. Audrianna jurou limpar o nome do pai, mas nunca esperou sentir um desejo tão avassalador pelo homem que o arrasou.
A busca pela verdade vai levá-la demasiado longe numa sociedade que é implacável perante a ousadia feminina. Ao ver-se mergulhada num escândalo que pode ser-lhe fatal, Audrianna tem apenas uma inconcebível opção... 

Existem livros que conquistam pela simplicidade, pelo lugar-comum para onde transportam os seus leitores permitindo-lhes divagar, sorrir e sonhar de forma descomplicada, com a certeza de um final aprazível em que tudo termina exactamente como deveria e, ainda assim, com espaço para expectativa relativa ao amanhã – assim é Deslumbrante

Embora eu não tenha lido todos os livros de Madeline Hunter, ela faz parte do leque de autoras que eu considero agradáveis ao público feminino, pois sei que uma obra sua, de escrita leve e fluida, é sempre uma escolha perfeitas para quando pretendo passar um ambicionado bom momento de entretenimento, como foi o caso.

A protagonista deste enredo, Audrianna, cumpre todos os requisitos e caracteriza-se por uma contraditória e necessária audácia tímida, proveniente de um passado fatídico que fará tudo para provar inocente. Na busca pela verdade, já que não pode ressuscitar o seu pai, Audrianna vai correr perigos e colocar-se em situações pouco convenientes ao seu estatuto de donzela, acabando por conhecer, desdenhar e se comprometer com aquele que, sem o saber, será o seu futuro esposo, Lord Sebastian. Esta previsibilidade inicial não retira, no entanto, o prazer de descobrir os laços que vão cingindo este casal, que com o passar do tempo vem a revelar-se uma união assertiva e enternecedora.

Já no que respeita a Sebastian, protagonista masculino, segundo filho e segunda escolha para sua mãe, é todo ele orgulho e honra. Obrigado a agir em nome do seu irmão, marquês, inválido, não desistirá até ter a confirmação do culpado pela desgraça que aniquilou a vida de vários homens em campo de batalha, com pólvora falsificada. Esta demanda leva-o a cruzar-se com a jovem Audrianna, por quem rapidamente se sente atraído devido à coragem mostrada por esta mulher e pela estranheza das suas acções  a aproximação parece inevitável e, quando menos esperar, o casal ver-se-á obrigado a tomar medidas impensáveis.

Como todos os romances sensuais de época, uma boa parte da sua história está, efectivamente, centrada na relação que é desenvolvida entre o casal principal, que neste caso em particular nasce do desafio e da obrigação em partes iguais. Na minha óptica estava latente, desde o primeiro momento, a ligação entre ambos, pelo que retirei uma maior satisfação dos contratempos e situações caricatas que contribuíram para o enlace e, posteriormente, para o envolvimento afectivo e momentos luxuriosos, para os quais Madeline Hunter tem especial aptidão com um lírica tão romântica quanto bonita.

Todas as questões externas ao relacionamento abordado são, por si só, atractivas e gostei em particular daquela que dá nome a esta série, As Flores mais Raras. O grupo de amigas de AudriannaCelia, Lizzie e a sua prima Daphne – com quem partilha o lar e os labores, é bastante heterogéneo e funciona com uma harmonia perfeita, tornando o negócio principal de criação de flores, de nome Flores Preciosas, a comparação ideal a estas mulheres maculadas, futuras protagonistas, que necessitam acima de tudo de cuidados e alimento para as suas almas e corações. 

No que se refere a problemáticas de guerra, embora esta já não seja uma novidade, considerei interessante a escolha do tema contrabando e falsificação de armas, principalmente porque permite que se conheça o irmão de Sebastian, Morgan, que se vai revelando e crescendo enquanto personagem ao longo do texto, assim como sustenta o mistério e apimenta próprio romance, pois o resultado final da investigação poderá ter consequências para os amados.


Em suma, amizade, luxuria e mistério são conceitos chave nesta história que, da mesma forma, cuida relembrar à sociedade da época através das diferenças sociais entre o casal principal e os amigos de ambos, enquanto delicia as leitoras mais românticas com momentos sensuais bastante aprimorados.

Parte do mérito da obra está certamente na escrita de Madeline Hunter, cuidada e rica, que faz com que o leitor se abstraia de tudo o resto e mergulhe nas suas palavras.
As suas descrições são simples e permitem uma inclusão no cenário espelhado, com um ambiente vivido e a compreensão das mentes das personagens exploradas, aumentando assim o interesse de quem lê.

Como nota final, e conhecendo o mérito desta autora, sei que certamente existirão trabalhos seus com maior qualidade, mas a mim este preencheu-me completamente as medidas pois estava, realmente, a necessitar do deslumbramento ficcional que estas páginas me proporcionaram quando escolhi este livro para ler. Vou, com toda a certeza, ler o segundo título da série já publicado, Provocadora.

Esta é mais uma aposta ASA, naquela que é já uma das suas escritoras de eleição, que eu recomendo sem qualquer restrição as leitoras deste género literário, com a garantia de satisfação.


Da mesma autora, no blogue.
O Protector (Opinião)
Lições de Desejo (Opinião)
Mil Noites de Paixão (Opinião)

Título: Deslumbrante
Autora: Madeline Hunter
Género: Romance Sensual de Época
Editora: Edições ASA


0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt