Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sinopse:
Carrie McClelland é uma escritora de sucesso a braços com o pior inimigo de qualquer artista: um bloqueio criativo. Em busca de inspiração, ela decide mudar de cenário e visitar a Escócia, onde se apaixona pelas belas paisagens e pelo Castelo de Slain, um lugar em ruínas que lhe transmite uma inexplicável sensação de pertença e bem-estar. Tudo parece atraí-la para aquele lugar, até mesmo o seu coração, que vacila sempre que encontra Stuart Keith, um homem que acaba de conhecer mas lhe é, também, estranhamente familiar.
Com o castelo como cenário e uma das suas antepassadas – Sophia – como heroína, Carrie começa o seu novo romance. E rapidamente dá por si a escrever com uma rapidez invulgar e com um imaginário tão intrigante que a leva a perguntar-se se estará a lidar apenas com a sua imaginação. Será a “sua” Sophia tão ficcional como ela pensa?
À medida que a sua escrita ganha vida própria, as memórias de Sophia transportam Carrie para as intrigas do século XVIII e para uma incrível história de amor perdida no tempo. Depois de três séculos de esquecimento, o “segredo de Sophia” tem de ser revelado.


O Segredo de Sophia é um belíssimo romance que une a ficção com factos históricos de forma tão homogenia como se da mais bela realidade se tratasse
Envolvendo intimamente o leitor com a escrita, esta é uma narrativa que se divide entre o presente e o passado, entre duas mulheres e o seu amor pela Escócia mas, acima de tudo, o seu amor por aqueles que lhes tocam o coração e dão sentido à sua própria história.

Não sei até que ponto é correcto separar as protagonistas deste livro, Carrie e Sophia, uma vez que ambas se unificam de uma forma tão perfeita que se traduzem na própria essência do livro.
Carrie é a personagem feminina na actualidade. Sendo escritora, ela tem algo de fascinante para quem gosta de ler retractando com primor todas as questões que abordam o desenvolvimento do processo de escrita, da árdua pesquisa à inspiração. A sua história é extremamente simples, mas nem por isso menos interessante, marcada pela sua sede de saber a respeito de gerações anteriores, do passado, e pela forma intensa como conjuga, e se permite envolver, numa época tão diferente da sua.
Por outro lado Sophia, no século XVIII, é um retracto fiel de uma jovem que se viu envolvida na guerra do seu país mas que, ainda assim, foi abonada pela sorte tendo o privilégio não só de encontrar abrigo, como de conhecer o amor. Não deixa de ter tido uma vida dura, é um facto, mas sem dúvida que foi para si enriquecedora devido ao afecto e apoio que foram as suas melhores armas contra a falsidade a perda entre as intrigas que moveram um reino e o destino Sophia, uma verdadeira princesa num castelo à beira mar,

São diversificados os pontos de interesse desta narrativa a começar pela veracidade das personagens históricas. O facto de muitas delas terem realmente existido, transporta a ficção para um patamar elevado conferindo-lhe um valor requintado que será, creio, muito apreciado pela maioria dos leitores.
O amor é um factor crucial e daí que este seja um romance histórico e ficcional. O amor que move os homens pela pátria querida, mas que deixa claro, em qualquer época, em qualquer tempo, que a mais gloriosa das suas batalhas é aquela que serena os corações.
Os finais, do passado e do presente, são lindíssimos, muito bem conseguidos, transformando as histórias  numa só, é perfeito. Sim, fica claro que existe por parte da autora algum embelezamento, no entanto é algo que não retira qualquer mérito à obra.


Susanna Kearsley é uma escritora de imenso talento e isso é revelador através da sua escrita cuidada e de todo o trabalho visível para credibilizar a sua história sem que, em momento algum, se percam os pormenores ficcionais que facilmente conduzem o leitor ao entretenimento.
As descrições, em ambos os tempos, são magníficas, havendo uma visualização do espaço prodigiosa no que que respeita a pormenores de época. O mesmo se passa com os intervenientes, palpáveis, que deixam transparecer a realidade das acções que há centenas de anos seriam usuais.
Por fim, penso que existe muito da própria autora na personagem Carrie o que só serve para transmitir uma maior empatia com o leitor que, se for adepto que de romances ou do género histórico, ficará sem dúvida deliciado com esta narrativa.

Para mim este livro foi uma verdadeira surpresa e causou-me um impacto bastante positivo, deixando-me a vontade de ler mais obras da autora.
Das personagens ao enredo penso que foi tudo criado com extremo zelo e é visível o imenso trabalho de Susanna Kearsley que transformou a ficção em algo credível com um cuidado e carinho que para mim foi evidente.
Este não é, de todo, o típico romance de entretenimento mas ele está lá e, portanto, senti que esta não só foi uma leitura extremamente gratificante como me deu imenso prazer. A Escócia é um país lindo que tenho muita vontade de conhecer e depois desta leitura, tenho a certeza que muitos leitores partilharam a minha vontade. Gostei mesmo muito.

Esta é uma aposta da ASA que chegará a muitas prateleiras pelas suas características singulares mas, principalmente, pela grandiosidade da sua narrativa. Uma leitura que sugiro a quem gosta de romances e de história, evidentemente. 

 
Título: O Segredo de Sophia
Autora: Susanna Kearley
Género: Romance Histórico; Ficção
Editora: ASA

4 comentários :

isa disse...

eu adorei devorar este livro :)

Elphaba disse...

E eu... Está muito bem conseguido :)

addle disse...

Gostar de romances e história: check!
Agora só me falta mesmo comprar o livro e devorá-lo :D

Elphaba disse...

Vais gostas Addle, tenho a certeza :)

Boas leituras!

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt