Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sinopse:
No verão de 1977 o mundo de Victoria Leonard iria mudar por completo, quando Caitlin Somer a escolhe como amiga. A estonteante e aventureira Caitlin acolhe Vix no seio da sua grande e excêntrica família, abrindo-lhe as portas a um mundo de inimagináveis privilégios, arrastando-a para temporadas de férias em Martha’s Vineyard um local encantado onde as duas se tornam “irmãs de verão”.
Agora, anos mais tarde, Vix trabalha em Nova Iorque. Caitlin está prestes a casar-se na Vineyard. A magia que as unia durante a sua longa e complexa amizade quase desapareceu. Mas Caitlin implora a Vix que venha ao seu casamento para ser sua Madrinha. E Vix sabe que vai – porque quer perceber o que aconteceu naquele último e triste verão. E, ao fim de todos estes anos, ela precisa de saber se a sua melhor amiga, a sua irmã de verão, ainda tem o poder de lhe partir o coração.

Irmãs de Verão é um romance absolutamente magnífico sobre as muitas formas que existem de amar. É uma história com vida própria, uma história sobre os momentos fáceis e os momentos difíceis de vidas diferentes. É sobre as aventuras mágicas do crescimento e sobre as eternas recordações, sobre o poder transcendente da amizade e sobre a força avassaladora das paixões. É uma história sobre tudo aquilo que dá cor, cheiro e sabor à evolução de homem e que perdura até, e para lá, do último dos seus dias.

Um dos segredos para o sucesso desta narrativa encontra-se centrado nas suas personagens, nas protagonistas Caitlin e Vix, e em todos os outros que pintam este quadro e temperam as suas vidas. 
É uma narrativa com existências comuns, com as quais nos identificamos, e que produzem, de forma intensa, um enredo que vai evoluindo com a idade dos intervenientes. Dos dilemas infantis, à percepção das dificuldades, aqueles que acompanhamos são muito diferentes entre si mas encontram-se fortemente unidos por uma família disfuncional que se junta no Verão e que é, com o passar dos anos, o ponto alto das suas vidas, um crepúsculo inebriante onde tudo pode acontecer, e acontece.
Quando Caitlin e Vix se conhecem preenchem com a sua meninice e inocência as páginas de um livro singular que prometem ser diferente de todos os outros, desigual e invulgar, tal como as suas formas de encarar a vida, tal como os problemas com as quais se deparam, muito diferentes para ambas nas suas perspectivas, nada semelhantes, de encarar o futuro. Quando amadurecem a diferença acentua-se e com ela crescem as perguntas sem respostas de um passado perdido que subsiste das memórias quentes e com cheiro a mar que as deixou eternamente unidas por um laço estreito que as acompanhará para sempre independentemente daquilo que o futuro lhes possa reservar.

Os temas de interesse são muito variados, em parte, devido às próprias personagens singulares que permitem explorar as infinitas questões de uma evolução que é comum a todos nós. Todas as perguntas e respostas, proporcionadas pelas hormonas juvenis, são encaradas de forma refrescante, plena de emoção, impelindo o próprio leitor a viajar no tempo. E o mesmo acontece com as relações familiares e entre os seus pares, sendo o casamento e o divórcio, os novos e os velhos amores, assim como todas as disfunções que daí advêm, também eles abordados.
No entanto, e para lá de tudo o resto que é imenso e dificilmente pode ser descrito com uma simples opinião, prevalece um conceito acima de todos os outros na história, a amizade. Uma forma de afecto que está descrita de forma tão pura e com tanto amor que é impossível ficar-lhe indiferente.

Judy Blume tem uma escrita intemporal, marcante, tão bela quando simples alcançando facilmente o seu público e rendendo-o ao seu elenco.
A sua voz acompanha cada uma das suas personagens, conferindo-lhes uma personalidade única que se altera com a evolução do enredo, surpreendendo, cativando. É uma voz franca, crua e realista. É uma linguagem sensacional e directa que toca no ponto certo, no lugar secreto de quem lê.
Não existem tabus e o desenvolvimento emocional é feito sem pudor, com todo o medo, desejo, mágoa, sorrisos, felicidade e aceitação que fazem parte da essência humana.
A sua capacidade de abordar, destruturar e voltar a compor a realidade, sem que nada seja deixado ao acaso, é magistral e no final o resultado é magnífico, amargo, doce, agridoce… é para todos os gostos e marcará aqueles que até data leram romances. É perceptível o porque de autora ser adorada por tantos e há tanto tempo. Tem de ser lido, é indescritível.

Para mim este foi, possivelmente, o livro mais viciante que me recordo do ter lido nos últimos tempos… e eu leio muito! Eu ri, eu chorei, eu vivi a história de duas irmãs autênticas, saboreei o poder da sua amizade e senti de forma profunda as suas conquistas e as suas perdas. Foi arrebatador e passou a ser uma das minhas leituras favoritas de sempre. Amei este livro e sim, marcou-me profundamente. Durante horas fui sôfrega e fiquei viciada nestas páginas, nestas vidas folheadas, nestas vidas repletas também elas de histórias que me envolveram completamente e me provocaram milhões de sensações, chegando muito, muito perto, daquele que resguardo dentro de mim, o meu coração. Estou ansiosa por voltar a ler Judy Blume, ansiosa.
Nada do que eu diga, ou possa dizer, fará justiça ao que senti e por isso posso apenas incentivar-vos a experienciar o que eu experienciei. Vão gostar. 

Este livro é uma aposta ASA da colecção Livros com Sentido, um conjunto de histórias que chegou para apaixonar leitores de todas as idades e que tem provado ser capaz de marcar cada leitura de forma singular e permanente.

Título: Irmãs de Verão
Autora: Judy Blume
Género: Romance
Editora: ASA

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt