Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Sinopse: “Todos os anos, Patricia O’Hara abre as portas do seu magnífico castello do século XIII e organiza um curso de escrita criativa na deslumbrante região da Toscana. Mas este ano, algo paira no ar quando os sete aspirantes a escritores se juntam à beira da piscina para trocar mexericos, namoriscar e escrever o livro das suas vidas. Em pouco tempo, Mary, a solteira convicta, descobre os encantos de partilhar uma Vespa; o sedutor Jeremy rende-se a talentos que não apenas os seus e até a pragmática Patricia vai arranjar tempo para uma paixão acidental. Graças a esta mistura explosiva de egos e criatividade, segredos obscuros e visitantes inesperados, uma coisa é certa: nunca se assistiu a um Verão como este. Quando o curso chegar ao fim, as suas vidas terão mudado para sempre. E um deles chegará mesmo a escrever um livro…”

Diversas vidas, à procura de felicidade e concretização, num curto espaço de tempo e num local intemporal, Toscana.
Aquele Romance na Toscana conta-nos as histórias de várias personagens díspares que se cruzam num curso de escrita criativa que marcará e alterará para sempre as suas existências, ainda que, emocionalmente, de maneiras diferentes.
Com uma narrativa suave e muitas vezes discrepante, para que nos consiga oferecer diversas vozes à história, Dominica De Rosa conseguiu ser completa na sua forma de exprimir amor em diferentes personagens e formas de sentir.


Quando chegou a época do ano de Patricia abrir novamente o seu curso de Verão dedicado à escrita criativa esta encontrava-se maioritariamente preocupada com as despesas para pagar do seu castelo que, ao longo dos anos, tanto suor e dedicação lhe haviam roubado, principalmente depois do seu divórcio. Expectante, foi com surpresa que abriu as portas do seu lar a um grupo de clientes muito singular e diferenciado, em idades e géneros, mas acima de tudo, como se veio a revelar mais tarde, repleto de paixões e necessidades diferentes que tinham apenas um único ponto em comum, escrever ou rescrever um livro, durante umas férias que se adivinhavam de sonho.
No entanto, tudo poderá acontecer e a realidade não é exactamente a que todos pretendem transmitir. Patricia irá também ela própria sucumbir e assistir à criação de desejos e desenvolvimento de egos, e enquanto cria laços não deixará de se surpreender até ao último dia que aquele grupo passar numa magnífica Toscana que parece ter o infinito para oferecer.

Apaixonante é um dos termos mais correctos para descrever o que sentimos em relação a algumas das personagens que vamos conhecendo ao longo destas páginas, seja pela vida que levam ou pelas suas ambições, todas elas são dotadas de diferentes sonhos e passados que carregam consigo ao longo da sua passagem por esta terra mágica que, com o passar dos dias, facilmente, lhes proporciona conhecimento e reflexão que passa, sem dúvida, para o leitor.

Com um ambiente maravilhoso, envolto num cenário que enfeitiça e um passado trágico, este livro permite que nos deixemos cativar e repelir por diversos intervenientes ao logo da história. Seja por uma Patricia trabalhadora e descontente que se esforça para manter imparcialidade, por um Matt, filho de Patricia, adolescente que ainda se está a descobrir, ou menos um divertido Aldo que nos enche a imaginação de cores, cheiros e sabores repletos de humor italiano, ou mesmo ainda, por uma Mary que sonha, no fim da sua vida, arriscar uma última vez e marcar a sua passagem pelo mundo através da sua escrita, o leque de protagonistas é imensamente rico e está carregado de essência transformando-nos em meros espectros nesta obra onde nos reencontramos em amor e lições de vida.

O cenário, como já dei a entender, é um dos pontos fortes, que serve não só para nos maravilhar com paisagens mas também como fio condutor às personagens em diversos momento peculiares, com muito charme e delicadeza.

As personalidades discrepantes criadas para cada uma das personagens são algo que está extremamente bem trabalhado por parte da autora que nos proporciona acesso não só a uma grande mistura multicultural, como também, a diferentes tipos de escrita onde vamos descobrindo, através de lágrimas e risos, o que só as mais belas palavras conseguem descrever, colocando o leitor muito perto e familiarizado com cada um dos protagonistas.

Sem querer adiantar-vos muito mais sobre esta história posso revelar-vos que esta é uma escrita muito fluída e bem trabalhada, repleta de criatividade (obviamente), em que Domenica De Rosa conseguiu chegar aos seus leitores e proporcionar-lhes reflexões a respeito de escolhas e oportunidades, sobre a vida e como cada um de nós a pode conduzir a tempo inteiro ou apenas numas férias de Verão…

Este é um livro maravilhoso e com contornos muito especiais como a ASA já nos tem vindo a habituar, num género de romance pouco comercial mas que consegue chegar e encantar diversos géneros de público.
Uma leitura que por foi mim muito apreciada e que não posso deixar de vos aconselhar, pois esta é uma autora a seguir de perto de agora em diante pela sua capacidade de criar personagens e cenários fascinantes em historias repletas de imaginação.

Título: Romance na Toscana
Autora: Domenica De Rosa
Género: Romance
Editora: ASA

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt