Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quarta-feira, 22 de junho de 2011
Sinopse:
E eis que exercemos as nossas pequenas vinganças.
Senhora Vingança é fruto da imaginação de Fernando Ribeiro, vocalista e letrista da banda de Heavy Metal Portuguesa, Moonspell. Tendo já feito incursões pela literatura, esta é a primeira vez que escreve um livro de contos.
Em cenários onde a vingança é rainha, entre Vampiros e Políticos, políticos vampiros e vampiros políticos, Fernando Ribeiro exerce um implacável acerto de contas com os mais diversos personagens em dois contos onde a ficção se aproxima perigosamente da realidade.


Surpreendente é sem dúvida um dos adjectivos que pudemos atribuir ao livro que estreia a Colecção Mitos Urbanos da Gailivro.
Quem procurar em Senhora Vingança um exemplar que venha cumprir os habituais parâmetros comerciais, desengane-se, esta é a compilação de dois contos que visam romper e satirizar o já conhecido fantástico e social em que nos acostumámos a sentimo-nos integrados quando lemos um livro.
Não é uma leitura ávida, nem muito menos fácil, mas tornar-se reveladora e sem dúvida que abriu a minha mente, assim como abrirá a de muitos leitores, para uma nova perspectiva literária.

Este pequeno livro, com pouco mais de 150 páginas, contém dois grandes contos distintos entre si que contemplam, em absoluto, inovar tanto o universo policial do terror, bem como o do fantástico.

No primeiro conto, intitulado de TRVE (título a que ainda não consegui associar significado, poderá eventualmente ter-me escapado algo), o leitor depara-se com um escárnio ao mundo de fantasia, mais propriamente, vampiros. O autor pega então no lado comercial e banalmente exagerado que é feito em torno de um rapaz bonito que brinca com ketchup e esmiúça ao máximo, tanto o seu público, como os seus pseudo-autores. Partindo do princípio que poderá haver algo, alguém, que não se sentiria bem com a ovação quase lúdica/infantil que é feita a estes personagens de terror, quais seriam as consequências?

O segundo conto, Exercício de Cidadania, aborda um tema que já é, possivelmente, debatido à centenas de anos, homens de poder e o seu papel (ou falta dele) na sociedade, mas que no entanto não deixa de ser sempre actual.
Com uma nova dinâmica, Fernando Ribeiro opta, nesta segunda parte, por abordar conceitos cívicos e sociais muito proeminentes nos dias de hoje e que merecem um pouco mais de introspecção por parte do leitor. Numa vertente mais direccionada para a política, seguiremos passo a passo um assassino que exerce pelas próprias mãos o seu contributo para um país mais “leve”… É extremamente interessante a forma como o autor expõe a sua opinião, em formato de fábula, e eu, pessoalmente, gostei bastante.

Eu não sou aficionada por contos, leio poucos, ou nenhuns, e geralmente não gosto do que leio. Portanto, ainda que Senhora Vingança se tenha revelado irreverentemente diferente não consigo ainda definir em mim até que ponto me conquistou. No entanto, esta é uma pequena obra de suspense e mistério que aborda ambas as essências com uma narrativa lírica e rica, tipicamente lusa, oferecendo ao leitor criatividade e uma dose de humor negro muito característica.

Senhora Vingança é um título que se adequa plenamente a ambos os contos pois em ambas as histórias está presente uma punição por actos, mais ou menos graves, já a integração do título na Colecção Mitos Urbanos pode levantar especulações… Ora vejamos, não existe, até onde me foi dado a conhecer, nenhum mito urbano baseado nos contos do autor, ou será que há e nunca chegámos a saber? Essa é a grande questão! Mas por outro lado, quem nos diz a nós que no futuro não ouviremos estas histórias sussurradas “por aí”?

Algo que também não pode ficar esquecido é a elevada qualidade da capa da autoria de João Maio Pinto, arte, sem dúvida é o termo mais correcto para a descrever e enquadra-se perfeitamente no recheio do livro.

Quanto a Fernando Ribeiro é a primeira vez que leio algo seu e não me sinto desiludida porque considero a sua escrita muito fértil, nacional, com todo género de expressões que nos caracterizam. E se é verdade que existe ausência de diálogos para intercalar com a acção, o que deixa reticentes diversos leitores, penso que era essa a verdadeira intenção do autor. Não posso deixar de citar que este não é um livro para todo o género de leitor, mas se o fosse, haveria, com certeza, uma contradição à sátira bem presente durante a leitura.

Aconselho que experimentem, eu da minha parte contínuo curiosa para saber o que mais poderá advir desta Colecção Mitos Urbanos que promete, sem dúvida, inovar na área do terror e ficção. Mais uma aposta com o carimbo Gailivro.

Título: Senhora Vingança
Autor: Fernando Ribeiro
Género: Terror, Policial.
Editora: Gailivro – Colecção Mitos Urbanos

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt