Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 11 de junho de 2011
Sinopse:
"Marcelo Sandoval ouve música que mais ninguém consegue ouvir, fruto de uma perturbação semelhante à síndrome de Asperger. No entanto, o pai de Marcelo não se resigna com o facto de o filho não ser como os outros adolescentes e desafia-o a trabalhar durante o verão no seu escritório de advogados, para se juntar ao «mundo real». Um livro encantador que ecoa O Estranho Caso do Cão Morto na pureza e intensidade da voz narrativa e que celebra a música que existe dentro de cada um de nós."


Esta foi a primeira obra que tive o prazer de ler ao estabelecer a parceria editorial/literária com a conceituada Editorial Presença e não poderia ser mais felizarda. Neste momento ainda recordo o êxtase que senti ao percorrer cada página desta narrativa intensa que decorre durante a introdução na sociedade de Marcelo, um personagem admirável e inspirador.
Os temas abordados não poderiam ser mais oportunos e toda a trama se desenrola num ápice, despertando em nós uma verdadeira ânsia e paixão pelos personagens, uma sede se saber mais sobre eles e, no caso de Marcelo em particular, da sua realidade.

Marcelo Sandoval é aparentemente um jovem igual a tantos outros, adora animais, música e, de forma compulsiva, textos religiosos. Uma pessoa bondosa e sem maldade que diverge de todos nós ao deixar-se levar pela sua MI, Música Interior, uma síndrome sem nome mas que se aproxima do já conhecido síndrome de Asperger. À margem da sociedade, Marcelo estuda numa escola “especial” e em casa conta com o apoio e acompanhamento de sua mãe, felizmente, já que por parte do seu pai o inconformismo perante o filho torna tudo mais complicado.
Arturo considera que é chegada a altura de Marcelo, com 17 anos, entrar no «mundo real» e para isso desafia-o a trabalhar durante o verão no seu escritório de advogados sob pena de perder algo que adora. Apesar de contrariado e achar que o pai está errado Marcelo arriscará abrir a cortina para o mundo nublado em que nos encontramos, mas conseguirá ele adaptar-se? Até que ponto isto poderá modificar a sua inocência?

Ao abrir esta obra, Marcelo no Mundo Real, temos de nos preparar para entrar numa nova realidade que paira como bruma entre nós e uma nova dimensão de pensamentos e deduções sem que quase nos apercebamos. Muito possivelmente cruzamo-nos com este outro mundo constantemente mas é de facto preciso abrir um livro, abrir a mente e abrir sem dúvida o espírito para que possamos ficar um pouco mais próximos destas outras vidas, reais sem dúvida, mas tão destintas das nossas que poderiam pertencer a outro mundo.

Marcelo tornou-se, para mim, um ícone por todos aqueles que representa, um personagem maravilhoso, uma fonte de inspiração peculiar e que me tocou profundamente pela sua simplicidade, perseverança e coragem. O que para nós é um simples desafio para ele, qualquer se seja a tarefa, existe o máximo de esforço e concentração devendo sempre ser efectuada com a maior perfeição.

Existem inúmeras características que vos posso citar e que tornaram esta leitura constantemente interessante e divertida, o raciocínio do personagem principal é sem dúvida a que se destaca, a forma como o mundo se desenrola na sua mente, como se expressa e age para os que o rodeiam é fascinante.
Outra questão digna de nota é a forma como o autor introduz o protagonista no dito «mundo real» fazendo-o acompanhar de personagens também elas peculiares e especiais como é o caso da obstinada Jasmine a tutora de Marcelo no escritório, a bondosa mãe Aurora, a moralista rabina Heschel e a sofrida Ixtel, todas elas nos proporcionam histórias maravilhosas que servem de fio condutor de Marcelo à sua nova verdade.

Mentira, persuasão, abuso de poder, desrespeito são apenas alguns dos conceitos que este estimado protagonista terá de compreender pela primeira vez, mas a forma como estão descritos, desmembrados, farão com o leitor também os veja com outros olhos.

No que diz respeito ao autor Francisco X. Stork e à sua escrita está de parabéns. É visível o imenso trabalho de pesquisa e sabedoria ao expor de forma tão criativa e fluida a história de Marcelo que poderia ser um drama, mas que no entanto é, isso sim, uma introspectiva fonte de inspiração e entretenimento.

Como última sinto-me obrigada a referir a capa que é lindíssima e carregada de simbologia para quem desfolhar esta história. Este é sem sombra de dúvida um dos melhores livros que li este ano e que tenho a certeza, marcará muitos leitores, da minha parte confesso-me apaixonada e só posso recomendar-vos fervorosamente. Uma obra com assinatura Editorial Presença, imperdível!

Título: Marcelo No Mundo Real
Autor: Francisco X. Stork
Género: Romance
Editora: Editorial Presença

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt