Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 11 de abril de 2011
Sinopse:
"Gemma Doyle não é igual às outras raparigas de postura irrepreensível, que só falam quando interpeladas, que conservam a postura, que permanecem deitadas e que pensam na Inglaterra quando lhes é pedido.
Não, Gemma é uma ilha. Aos dezasseis anos é enviada para a Academia Spence, em Londres, após uma tragédia que assombrou a sua família na Índia. Sozinha, carregando o peso da culpa e propensa a visões do futuro que têm o mau hábito de se concretizar, Gemma é alvo de uma recepção gelada. Mas Gemma não está só… ela foi seguida por um jovem misterioso, que quer que a sua mente se feche às visões.
Em Spencer os poderes de Gemma ganham força. Ela vê-se enredada com as raparigas mais influentes da escola e descobre a ligação da sua mãe a um grupo obscuro conhecido por a Ordem. E será aí que o seu destino a espera… se Gemma acreditar nele.

"Uma Grandiosa e Terrível Beleza" é o tipo de livro que não conseguimos largar… É uma vasta tapeçaria de saias rodadas, de sombras dançantes e de coisas que se escondem na escuridão. É um retrato vivo da época vitoriana, altura em que as raparigas eram educadas para serem esposas de homens ricos… E é a história de uma rapariga que viu um caminho diferente."

Esta foi, para mim, uma das mais interessantes leituras de 2011 até à data. Requintada e introspectiva teve a capacidade de me fazer viajar de uma Índia distante à elitista Londres no século XIX onde conheci meninas-mulheres e me deixei arrebatar por um mundo invisível de sonhos e desejos onde eu, se pudesse, não hesitaria em me perder para toda a eternidade.

Na Índia conheci Gemma, uma jovem mimada e irreverente que se sentia asfixiada por um mundo repleto de cores, cheiros intensos e um calor doentio que deveria ser pecado para as damas elegantes e delicadas. Indolente, Gemma ansiava pelo dia em que a família regressaria a Londres e poderia ver realizados os seus devaneios de festas e real tradição que até a data só nas cartas de sua avó poderia antever. Exasperada e contrafeita as discussões de Gemma com sua mãe eram constantes e mesmo no dia do seu aniversário, sem baile, igual a tantos outros quis o destino que uma discussão mudasse o futuro de forma perturbadora.

Primeiro houve a discussão, depois dois estranhos a falar com a mamã muito assustada, a seguir uma corrida toldada pelas lágrimas e por fim uma visão com cheiro a morte e que fez o dia de Gem terminar com a bainha do seu vestido banhada a sangue... mais tarde, não se conseguindo recordar bem como, um indesejado regresso Londres onde nada voltará a ser como antes…

Contrastes de morte e vida, luz e escuridão estão bem presentes na história de Gemma, a nossa menina-mulher que após a perda e um conturbado renascimento, numa escola para senhoras, nos fará descobrir que o bem e o mal não podem existir sós e que mesmo num mundo de visões, de sonhos tornados realidade a semente das trevas pode ser encontrada.

Embora não seja uma história ávida, a mim conquistou-me por completo e, as páginas voaram entre os meus dedos repletos de fascínio por este universo irreal apresentado. Com uma imaginação soberba Libba Bray apresenta-nos personagens intrigantes que nos fazem ansiar por mais numa narrativa que junta com decoro romance histórico, fantasia e mistério como a mais perfeita das essências. Ainda que com uma escrita adaptada aos dias de hoje é visível o trabalho de Libba para que não no esqueçamos da época em que se desenvolve a narrativa e com isto integrarmo-nos numa realidade que tem tanto de fascinante como de aterrador.

Importante é ficar, para já, a noção que nem sempre a vida é feita de finais felizes e a mim resta--me a esperança numa sequela para que possa assistir à continuidade do desenvolvimento e Gemma e as suas amigas.
Um livro que me maravilhou, uma autora que quero continuar a seguir atentamente num universo irreal que só poderia pertencer ás Edições 1001 Mundos da Gailivro

Título: Uma Grandiosa e Terrível Beleza
Autor/a: Libba Bray
Género: Fantasia
Editora: Gailivro - 1001 Mundos

5 comentários :

p7 disse...

Gostei muito deste livro, no fim fiquei algo melancólica com tudo o que aconteceu. Gostei também da escrita da autora. Felizmente temos mais dois livros para nos deliciar. ;)

Elphaba disse...

É verdade p7 este é um livro diferente que me completou as medidas. Gostei muito mesmo!

Beijinhos*

A minha biblioteca disse...

Quero tanto ler este livro e com a opinião ainda fiquei com mais vontade.

Boas leituras e beijinhos!

Elphaba disse...

Tens mesmo de ler e eu quero ler a tua opinião depois :)

Tânia disse...

Bem, já estava para adquirir este livro em inglês quando soube das maravilhosas notícias de que ia ser publicado pela Gailivro. Após esta deliciosa opinião não dá mesmo para resistir mais. Será uma das minhas próximas aquisições - assim que despachar alguns livrinhos de uma pilha que parece cada vez maior :P

Bjs :)

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt