Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 1 de abril de 2011
Sinopse:
Bem-vindos ao Aqui & Agora
“Riley Bloom deixou a irmã, Ever, no mundo dos vivos e atravessou a ponte que conduz à vida depois da morte – um local chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Acompanhada pelo seu cão, Botão de Ouro, Riley juntou-se aos seus pais e está prestes a instalar-se numa morte agradável e descontraída quando a chamam para comparecer ao Conselho. Aí, revelam-lhe um segredo – a vida depois da morte não é só uma eternidade de boa vida e Riley tem de trabalhar. Confiam-lhe nessa altura, uma tarefa, a de ser uma apanhadora de Almas, e um professor, Boghi, um rapaz estranho que ela não consegue compreender bem.
Riley regressa à Terra com Bodhi e Botão de Ouro para a sua primeira missão: um rapaz Luminoso está a assombrar um castelo em Inglaterra há séculos. Muitos Apanhadores de Almas tentaram convencê-lo a passar a ponte e falharam. Mas isso aconteceu antes de ele conhecer Riley…”


Claridade é como uma brisa de primavera refrescante na já conhecida escrita de Alyson NÖel, podendo ser considerada uma obra literatura juvenil chega para reflexão e compreensão plena de um público mais adulto podendo assim ser desfrutada por qualquer género de leitor.


Como a leveza da própria alma somos então levados a conhecer o espírito de Riley, que após uma morte repentina e a percepção da perda se vê num estado pós-morte muito diferente do que teria sido possível imaginar.
Tendo Ever como exemplo, mesmo depois de morrer, Riley tentou manter-se perto da irmã com um misto de adoração e ciúme… vendo bem as coisas a nossa pequenina nunca chegará concretizar os seus sonhos, aos doze anos nunca chegará sequer ao estado de adolescência e não será este um motivo de revolta tão razoável como qualquer outro?
Mas passado um ano de deambulações pelo espaço terreno Riley tem mesmo de atravessar a ponte para Aqui e descobrir a eternidade, que por sinal não se adivinha facilitada…

São muitas as especulações que o ser o humano idealiza a respeito da alma, do que poderá restar depois da inevitável morte e o “paraíso”. Alyson NÖel cria o seu próprio Éden, Aqui & Agora, que não mais é que magia no seu estado mais singelo e perfeito.

Ainda que com um forte vínculo ao fantástico esta é uma narrativa que poderá levar quem lê ao estado meditativo, no sentido em que caminhamos com a nossa criança durante o julgamento do seu coração e a descoberta do seu verdadeiro Eu depois da morte, o que levanta a pertinente questão: até que ponto podemos aprender a “viver” com a morte?

Apesar de toda a cogitação que envolve o tema do livro, o que existe após bater do coração, este é uma narrativa muito leve pelas suas personagens e peripécias, com uma inocência infantil perdemo-nos nas graças de Riley, Botão de Ouro e Bodhi, afinal de contas a infância, por muito complexa que seja, consegue sempre arrancar de nós os mais sinceros sorrisos.

Fiquei muito satisfeita com esta leitura, ainda que breve (140 páginas) é muito bonita e a fluidez da escrita de Alyson NÖel mantém-se, tendo me permito descobrir a “passagem” de Riley num sopro.

Adivinha-se para já a progressão da aprendizagem da nossa pequenina através de um primeiro capítulo apresentado no final deste livro. Da minha parte é com satisfação que aguardei por notícias de Botão de Ouro e Riley no próximo volume “As Aventuras de Riley, Botão de Ouro e Bodhi”. Uma aposta especial Gailivro, recomendo.


Título: Claridade
Autor/a: Alyson NÖel
Género: Fantasia.
Editora: Gailivro - Grupo Leya

4 comentários :

Misa disse...

Mais um....
Embora a serie original meio que me ande a aborrecer estou curiosa com esta.
A Riley é a pequenina princesa que me prendeu a atenção desde do inicio de "Eternidade".
Ansiosamente esperarei lê-lo!

Pedacinho Literário disse...

Fiquei com vontade de ir pegar no meu exemplar ... mas diz-me uma coisa, miga, é necessário ler-se os livros da Série de Os Imortais para se ler este ou são mesmo séries separadas e singulares que não necessitam uma da outra?

Beijinho!*

Elphaba disse...

Olá Misa,
Eu ainda não li os livros todos da série, mas até ao segundo até estava a gostar. Lê este é diferente, penso que vais gostar =)
Beijinhos*


Patty, este não tem nada a ver com a série por isso podes ler em separado sem problemas. Vá, vá termina lá o que tens em mãos senão depois já sei que é um tormento para o terminares!

Beijinho*

d311nh4 disse...

Adoro a Riley e não fazia ideia que este livro tivesse uma história tão diferente. Tenho mesmo de o comprar.
Beijinhosssssssssss*Deia

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt