Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 11 de março de 2013

…. Ou não!

Já tive tantas vezes para escrever isto que até dói, mas por uma razão que só pode ser absolutamente divina acabo sempre por arranjar algo que mais que fazer, e ainda bem!
Acho extremamente engraçada a recentemente “boateira” constante que há em torno da blogosfera. Por tudo e por nada *blá blá blá, que me copiam e eu que tenho ideias tão giras!*… Se metessem “as giras” num sítio e começassem a fazer opiniões decentes isso é que era de valor (apetece-me sempre dizer isto, mas não digo, mas penso, oh se penso…!).

Aliás, isto quando se quer ter um blogue de opiniões, ou de questões pertinentes no universo da publicação actual (sim, também acho isso interessante), é tudo muito bonito, o problema é que escrever um comentário decente dá trabalho, dá pois! Rouba uma horinha aqui e outra ali, já para não falar de uma pesquisazita interessante em torno do que se leu, que também fica bem, ora não fica! Mas convenhamos, divulgar a mesma capa dez vezes e fazer *rubricas pré-compradas* é muito mais fácil. Concordo! Se acho que vale alguma coisa? Não! Só entope o meu feed notícias.

*Mas queremos ser diferentes!!*
Não são, desistam! Se forem será durante um dia ou dois e depois alguém dá a volta ao que fizeram, dá-lhe um nome diferente e publica algo parecido. Calha assim! E, assim como assim (perdoem-me a redundância), vocês não foram originais, estão simplesmente a fazer algo baseado numa ideia de outrem… (a sério!) está cientificamente provado, por isso desistam. Agora se o fizerem, se tentarem fazê-lo… *God*, por favor, façam-no com qualidade ou deixem-se estar quietos! Mas eu percebo-vos… têm de publicar todos os dias, duas vezes ao dia (no mínimo) e batalhar pelos passatempos porque se não for assim não têm seguidores. Oh sim, não sejam hipócritas, sabem que é isso mesmo que fazem.

Então e eu? Bem, eu faço as publicações que acho que devo fazer, assim como os passatempos. Eu passo horas de volta das opiniões para dar a ler algo que na minha opinião valha apena ler (pode não valer, é certo) mas tudo o que faço é fiel ao que criei comercialmente e é para manter. Mais, não quero com isto dizer que não existam rubricas engraçadas na blogosfera, porque há. Não perco a recente *Tidy Friday* do Illusionary Pleasure, e descobri recentemente os *Picture Puzzle* do Chaise Longue e Bookeater/Booklover que me entretêm, mas estes são blogues que eu sigo pelas suas opiniões os extras, são isso mesmo, extras!
Curiosamente os blogues acima citados não têm parcerias, ou quase, o que me leva a repensar o meu blogue e a excluir, quase no automático, todos os que as têm… Mas depois penso que ainda existem, entre os clones, alguns que valham apena e assim me mantenho.

Outra coisa que acho muito engraçada é comentários do estilo *eu não leio opiniões grandes*. Acho que as pessoas que já vi escreverem isto não queriam mesmo dizer o que disseram ou então deviam deixar de seguir blogues como o meu e, sei lá, começar a ler apenas as sinopses dos livros restringindo a web a sites como o Goodreads (site que adoro, juro, aliás acho que alguns blogues deveriam emigrar exclusivamente para lá). Claro que isto é só um pensamento, porque na prática sei bem que a blogosfera está reduzida, ou quase, a opiniões que não passam de sinopses alargadas e tomo um Kompensan. Azar o meu!

Acho, mas acho mesmo, que se devia de inventar menos e trabalhar melhor o que já existe vinculando a rara singularidade. Não se esforcem tanto, a sério! Estão a denegrir um espaço que outrora foi bastante engraçado e interessante.
Para finalizar, porque não tarda quem vai distribuir Kompensan sou eu… atenção àqueles que tentarem falar em nome de uma blogosfera inteira porque eu faço parte da blogosfera e não compactuo com certas invenções.

*Concluindo: eu sei, sou uma picuinhas e venho para aqui dizer coisas sem graça nenhuma!*

Boas leituras e já agora, para os que têm um espaço por aqui… Boas Opiniões *.*

P.S.: Como pessoa que gosta muito do seu blogue, e sem qualquer sentido de humor nesta afirmação, tenho a dizer que me sinto profundamente triste/chateada por chegar a um ponto em que me sinto impulsionada a escrever o que acabaram de ler mas um dia tinha de ser. (Citando Nicola:) Hoje é o dia!

6 comentários :

Alice disse...

Também tenho visto coisas deste género. Na verdade, confesso que não lhes ligo muito. Chateia-me o plágio, isso sim, até porque já fui dele vitima. Quanto às novidades e inovações, é como dizes, dois dias depois já alguém adoptou a ideia e lhe deu uma enorme volta para conseguir dela alguns frutos.
Também eu não tenho quase parcerias (neste momento não tenho mesmo nenhuma) e os passatempos que consigo fazer são poucos e saem-me do bolso. Mas isso dá-me outra coisa que vale muito mais que os livros grátis e etc, dá-me liberdade. Faço o que quero no meu espaço, sim porque os blogues são nossos, e não tenho que andar a agradar a ninguém com vista a colher algum fruto especial. Não critico quem tenha parcerias, até porque há blogues muito bons e que as têm mas, às vezes, o custo das mesmas acaba por não compensar.

Continua a escrever opiniões grandes que eu leio sempre :)

Jojo disse...

Ainda bem que deitaste isto tudo cá para fora! Deves te sentir muito melhor! :D Já pensei em fazer o mesmo... não que me tocasse a mim particular mas, bolas não sou cega!
É incrível como há uns iluminados a apregoar que não devemos escrever grandes opiniões ou que não devemos fazer um resumo da história e quando vamos ver eles fazem exactamente isso.
Quanto a roubar ideias, enfim não há originalidade. Aconteceu-me recentemente mas vindo do blogue que é, já não me admira...:(
Eu não tenho parcerias por opção e tenho muito orgulho no carinho com os meus seguidores me dão com milhares de visitas. Se querem aumentar as visitas pensem em algo original antes de copiar o dos outros.

Beijinhos*

Clarinda disse...

O meu blog é só um espaço de partilha do que eu gosto de ler. É até uma forma de me orientar mais "gira". Também não há parcerias, porque não quero. Se me apetece escrever faço-o, se não fica parado. Há uma coisa que "copiei", foram as capas repetidas, que partilho, porque me dá imenso gozo a pesquisa. Tenho imeeeeensas para publicar. Sei que há muita confusão por aí, mas sinto-me bem no meu cantinho, sou alheia a esses problemas. Faço o que quero e posso e não devo nada a ninguém. Quanto às opiniões, adoro as tuas, podes continuar a escrever muito, muito, muuuuuuuuuuito. As minhas são mais pequenas porque o tempo é pouco e só as escrevo quando tenho mesmo algo para dizer, nem que seja uma só frase, uma só frase, mas minha.
Quanto às visitas e seguidores, é muito bom ver que alguém se interessa pelo que fazemos, sem stresses. Fiz e tenho verdadeiros amigos virtuais e espero encontrar mais, além disso quero que eles passem em minha "casa", de vez em quando, para partilharmos momentos.

PS: Também adoro os Puzzles, lol

Elphaba disse...

Não vou comentar os comentários individuais porque disse a mim mesma que não o faria por este ser um post para a reflexão e consciência de cada um, assim como para mim mesma.

Quero apenas dizer que embora tenha citado, possivelmente erroneamente, as editoras, este é sim um post que nada tem que ver com as mesmas mas sim com o lugar-comum em que se transformou a blogosfera e ambição desmesurada que gira em torno da mesma. Claro que aproveitei para um ou outro apontamento, mas o que pretendia era deixar a ideia geral de que as opiniões são desvalorizadas quando devem, isto é uma opinião pessoal, ser o principal.

Boas leituras*

nuno chaves disse...

E por vezes sabe tão bem extravasar o que nos vai na alma.
Verdadeiras pérolas a porcos esta tua reflexão.
Como bem dizes, um blogue dá trabalho e e nem todos estão para perder tempo com isso.
No que respeita ao meu blogue e já lá vão 4 anos, não tarda, tentei sempre desde o início que existisse uma inter-acção entre bloggers, desde sempre o fiz, desde convidar outros bloggers a escrever no meu espaço, desde entrevistas para dar a conhecer a pessoa que estava do outro lado e que apenas conhecemos por um nome ou uma foto. Actualmente este género de coisas não são novidade é certo, toda a gente tem, toda a gente faz. O certo é que à 4 anos não existia, mas também, não existiam tantos blogues sobre o mesmo. Ainda bem que existem, mas gostava de ver e ler, diversidade e inovação. Tenho por exemplo a rubrica "As minhas estantes" que foi claramente inspirada, num blogue nacional que creio ser de referência para todos "Estante de Livros" e acho normal que isso aconteça, inspirarmos-nos noutros lados, mas é preciso fazer diferente! não basta copiar, é preciso inspiração, mas podemos aprimorar o original certo?
Passados estes anos, existe um certo cansaço, mas o meu blogue é precioso de mais para mim, estão lá muitas horas de trabalho e de dedicação. As pessoas não responderam como eu estava à espera, logo já desisti (mas mais tarde ou mais cedo, aparecem ideias novas que volto a colocar em prática)
E como bem dizes, existe muito do mesmo, muita parra e pouca uva, mas cada um faz o que entender, no seu espaço, tenham em consideração que os visitantes que o vêem, não são os mesmos que os que o lêem, pois os que gostam e lêem nem que sejam apenas pequenas opiniões, sinceras e naturais, não são os mesmos que lá vão por causa da publicidade que aparece apenas num qualquer motor de busca, ou por causa de um passatempo.
Gostei desta tua reflexão, por vezes é preciso parar mesmo e reflectir e deitar cá fora. Eu li até ao fim. E leio também até ao fim opiniões dos outros, basta serem claras e honestas (e naturalmente que eu as perceba)São lufadas de ar fresco estas reflexões, que dão alguma cor a este momento actual tão cinzento em que os nossos blogues estão a passar (mesmo com o excesso de banners e luzinhas a piscar)

Inês Santos disse...

Hummm apesar de concordar acho que foste generica demais Elphaba.
Eu tenho ideias giras (ate as dou e tudo) e acho que nos andaram a copiar, MAS não considero que me enquadre nisso, por isso vou apenas dizer que tens razão, principalmente naquela parte do nao ler opinioes grandes (PAS).
Em relação ao SPAM tambem começo a ficar farta. As mesmas capas, os mesmos passatempos, os mesmos links... o pessoal abusa. e é por isso que reduzi ao maximo os grupos do fb.

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt