Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 18 de julho de 2011
Sinopse:
“Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. E a própria Willa há muito se esforçou para construir uma vida para lá da sombra da família Jackson.
Mas Willa soube há pouco que Paxton, uma antiga e elegante colega de escola, da abastada família Osgood, restaurou a mansão e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é mais um segredo que gira à volta de algo encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade.
Por que motivo estão de repente a acontecer coisas estranhas em toda a cidade?
Agora, unidas numa improvável amizade e por um enorme mistério, Willa e Paxton têm de confrontar as paixões perigosas e as trágicas traições que outrora uniram as suas famílias e descobrir a verdade acerca dos antepassados que transcenderam o tempo e desafiaram a sepultura para tocar os corações e as almas dos vivos.”

Uma mágica lufada de ar fresco na já bem conhecida literatura romântica é, sem dúvida, a sensação que fica após o virar da última página de A Árvore dos Segredos.
Para mim, que sou uma estreante na escrita de Sarah Allen, foi com imensa expectativa que aguardei por uma oportunidade de folhear esta autora e não poderia, de forma alguma, sentir-me mais satisfeita. Com personagens fortes e bem construídas, bem como, um enredo tão misterioso como romântico envolvido num ambiente místico e repleto de sensações a autora abre-nos as portas para a pequena cidade de Walls of Water, onde vem reafirmar, uma vez mais, os motivos porque é tão acarinhada pelos seus leitores.

Willa é uma mulher independente e que desejava poder alterar o seu passado. Todos os dias observa à distância o que sobrou dos tempos em que a sua família era abastada e reconhecida, se o faz numa tentativa de esquecer ou superar o que nunca teve para poder seguir em frente, nem ela própria o sabe, mas o futuro poderá apenas ser feito por si própria e ela julga estar no bom caminho.
Paxton vive para superar as expectativas que o mundo tem sobre si, ou que ela própria cria, uma mulher forte e de grandes princípios mas que é submissa às vontades de terceiros, quando começará ela a viver em prol de si mesma?
Um legado conjunto irá unir estas duas jovens tão singulares e de vidas tão diferentes que apenas têm um ponto em comum, não se permitem a si mesmas felizes. Mas o futuro poderá aflorar o passado e esta união passará, não só, pelo estreitamento de laços antigos através de uma amizade que atravessou gerações, bem como, o aparecimento de algo que lhes retire a neblina do coração e permita o raiar de calor através de sentimentos maiores e mais importantes que tudo o resto, e quiçá, o amor.
Ambas terão, em conjunto, de enterrar para sempre o passado que as une mas para isso terão de quebrar todas as barreiras impostas pelo presente e conhecer-se melhor a si mesmas.

Mesmo para quem não gosta de fantasia Sarah Allen irá ser uma agradável e inesperada surpresa. Repleta de sensações, esta é uma narrativa que vos conquistará pelos seus cheiros e por toda a carga emocional que transmite, pelas palavras de uma autora que marca pela diferença, não só, na sua escrita, mas também, na forma como transmite os seus desejos despontando nos seus leitores, a par com o entretenimento, momentos de reflexão através de conceitos tão salientes nos dias de hoje como o amor, a amizade e a forma como encaramos a vida, envolvendo tudo isto com uma nuance de mística onde o inesperado é sempre uma agradável surpresa.

No que diz respeito às suas personagens principais, tanto as femininas, Willa e Paxton, como os seus pares, são inesquecíveis. Quer seja pelos seus dramas reais, quer pelas suas personalidades consistentes, existe em qualquer uma delas muito de palpável e seja através das suas atitudes, das suas lágrimas ou do seu sentido de humor o leitor sentirá sempre uma aproximação e uma química que merece voto de apreciação.

A localização onde se desenrola toda a acção, Walls of Water, é também um forte contributo para o sucesso que este romance consegue alcançar, transmitindo uma sensação de sobrenatural, esta cidade mística da Carolina do Norte é, não só, um atractivo local de turismo, como o sustento e orgulho dos seus habitantes pontuada com mansões únicas que persistem ao longo de gerações.

Outro dos pontos que certamente envolverá os leitores nesta trama provocando arrepios e um sem número de sensações, mexendo com a sua susceptibilidade, é toda a carga emotiva e simbólica que constitui a restauração da mansão Blue Ridge Madam que pertenceu aos antepassados de Willa mas que neste momento está nas mãos de Paxton. Servindo como elo de ligação entre os personagens e fio condutor ao desenrolar de todo o mistério, são muitas as questões que se desenvolvem a partir destas paredes e de um misterioso pessegueiro que se mantém de “pedra e cal” nos jardins.

Embora, por um lado, se procure explicações para os segredos que vão despontando, são todos os sintomas que assolam os protagonistas que mais intrigam, pois quer seja através do cheiro a pêssego, das ilusões do passado, das sensações de calor e frio, ou mesmo, de uma segunda presença sempre que os pensamentos se dirigem a mansão, o facto é que, esta directamente ligada com o desenvolvimento da vida de Paxton e Willa, e é só com a conclusão do restauro as nossas protagonistas conseguiram, também elas, finalmente encontrar o seu ponto de equilíbrio.

No que diz respeito à escrita de Sarah Allen esta não poderia ser mais apropriada, leve e consistente, oferece-nos uma leitura sôfrega e mágica que é pontuada de momentos de humor mas também de reflexão envolvendo o leitor durante toda narrativa que não tem momentos monótonos.

Muito atractiva esta é uma autora que quando experimentada deixa a marca da sua incomum essência e agora, falando por mim, não vejo a hora de ler mais romances desta autora sendo que alguns deles estão descurados na estante à demasiado tempo.
Invulgar, atractiva e muito romântica esta obra é sem dúvida uma fonte inesgotável de entretenimento que não posso deixar de vos convidar a experimentar. Com a assinatura, como não poderia deixar de ser, da Quinta Essência.

Título: A Árvore dos Segredos
Autora: Sarah Addison Allen
Género: Romance
Editora: Quinta Essência

6 comentários :

Sandra disse...

Muito bem!! Excelente opinião!! Como já te disse adorei ler este livro :)

Elphaba disse...

Obrigada Sandra :)
Também gostei muito deste livro!

Jojo disse...

Eu adoro Sarah Addison Allen! Sempre que pego num livro dela perco-me e é certo que o leio numa tarde ou pela noite dentro. Falta-me ler este! E para me deixar ainda mais curiosa, há uma certa bruxinha que resolve fazer opiniões fabulosas que me deixam a ansiar por mais.:P

Elphaba disse...

Olá Jojo :D
Eu só li este, bem sabes, mas a verdade é que adorei... Já tenho mais um da autora na estante, na primeira oportunidade quero ler :)
Beijinhos*Obrigada ;)

Juanitah Nunes disse...

Aqui esta' uma das minhas mais recentes autoras favoritas!
Iniciei-me nas leituras da SAA com este mesmo livro, o "a arvore dos segredos" e fiquei maravilhada!
excelente opinião elphaba! gostei ;)

Elphaba disse...

Somos duas Joana :)
Obrigada * Beijinhos

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt