Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sinopse:
Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes e mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados.

Embora só agora esteja a escrever a opinião desta história, a minha leitura de Quando a Neve Cai teve o travo a canela e o sentimento especial, tão próprio, que acompanha o espírito natalício, ingredientes mais que perfeitos para uma narrativa jovem, leve e divertida que procura aquecer corações e recordar o sabor do primeiro amor.

Três autores conceituados da literatura para jovens adultos, John Green, Maureen Johnson e Laurel Myracle, juntaram-se para dar vida a uma história inteligente dividida em três partes enternecedoras, que podem ser lidas em separado ou seguindo a ordem publicada na obra, o que agradará tanto aos fãs de contos como a todos aqueles que procuram um enredo mais denso; três escritores que têm em comum a capacidade de fazer o leitor sorrir com a simplicidade dos sentimentos descritos, com a sua abordagem à adolescência repleta de mestria e com a sua forma de especial de recordar o quão fundamentais são a amizade e o amor.

O primeiro conto, O Expresso de Jubilee de Maureen Johnson, conquistou-me pelo seu forte teor humorístico que, de forma mirabolante e inesperada, guia a sua protagonista ao encontro de afectos no mais improvável dos locais. Jubilee irá ver a sua véspera de natal transformada na aventura de uma vida e terá a oportunidade de descobrir o amor entre uma claque de Ambers e Madisons loucas, uma Waffle Hause repleta de gente estranha e o conforto de uma família que lhe lembrará o verdadeiro espírito da época festiva.

A segunda intervenção desta história é da autoria do famoso John Green que, em Um Milagre de Natal Fantabulástico, nos mostra o verdadeiro significado da amizade e como desta pode nascer algo igualmente belo. Mais uma vez com o cenário de pais ausentes, por um imprevisto a 24 de Dezembro, o protagonista encontra-se numa maratona de filmes de James Bond com os seus melhores amigos mas, um desafio e muitas hormonas, vai levá-los à mesma Waffle Hause da narrativa anterior, ou pelo menos a fazerem algumas loucuras para tentar lá chegar! É mais uma aventura cheia de acção e emoções fortes que termina de forma previsivelmente ternurenta.

Por último, O Santo Patrono dos Porcos, de Laurel Myracle, recorda igualmente a importância da amizade mas também do amor, num texto que procura fazer reflectir sobre ambas as relações afectivas e revelar um amadurecimento por parte da protagonista. Addie é uma jovem bastante mimada, com alguma consciência dos seus defeitos e que se sente mal por ter errado com quem verdadeiramente importa e, disposta a remediar a sua existência, predispõe-se a ajudar uma amiga mas heis que, quando se esforça para que tudo dê certo, o destino lhe troca as voltas e lhe ensina uma valente lição.

Estas são, na realidade, três histórias bastante bem estruturadas e fundamentadas, que primam por morais simples mas importantes em qualquer idade. Sinceramente, eu considerei-as a todas particularmente divertidas e conseguiram fazer-me soltar algumas gargalhadas. Mais, todas elas têm apontamentos bastante singulares e os seus intervenientes são distintos representando o público-alvo do livro com esmero.

Quanto à escrita, John Green já conhecia e não surpreendendo também não desiludiu. Já as autoras Maureen Johnson e Laurel Myracle deixaram-me bastante curiosa para experimentar outros trabalhos seus, dada a capacidade revelada por ambas para proporcionar enredos bastante originais.

Mais que um livro natalício, esta é uma aposta para o tempo frio em geral e para matar saudades da inocência. Uma aposta Topseller que vestirá na perfeição os adeptos de romance young adult.


Título: Quando a Neve Cai
Autores: John Green, Maureen Johnson e Laurel Myracle
Género: Romance; Young Adult
Editora: Topseller




0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt