Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sinopse:
O Natal sempre foi uma época triste para a jovem viúva Holly Brown, por isso, quando lhe pedem para cuidar de uma casa remota nas charnecas do Lancashire, a oportunidade de se esconder é irresistível - a desculpa perfeita para esquecer as festividades. Escultor, Jude Martland, decidiu que este ano não haverá Natal depois de o irmão ter fugido com a sua noiva, e faz questão de evitar a casa da família. No entanto, terá de voltar na Noite de Reis, quando a aldeia de Little Mumming celebra as suas festividades e toda a família é obrigada a comparecer. Enquanto isso, Holly começa a descobrir que, se quer evitar a Natal, veio para o local errado. Quando Jude regressa inesperadamente na véspera de Natal não fica nada contente ao constatar que Holly parece estar a organizar a festa de família que ele esperava evitar. De repente, uma tempestade de neve surge do nada e toda a aldeia fica isolada. Sem fuga possível, Holly e Jude encontram muito mais do que esperavam - parece que a quadra natalícia vai ser bastante interessante!

Vou começar esta minha opinião com palavras que, creio eu, já vos disse anteriormente… eu sinto saudades dos romances da Quinta Essência e, embora esta editora publique as diversas vertentes deste género literário dedicado ao amor, as histórias de que eu sinto realmente falta são as ficcionais que se unem estreitamente com a realidade através de retratos credíveis, de emoções familiares e de acontecimentos comuns que são pontuados pela maravilhosa imaginação de autoras cuidadosamente seleccionadas para nos aquecer o coração como, por exemplo, Trisha Ashley com a recente publicação Noite de Reis.

Não é a primeira vez que tenho oportunidade e o prazer de ler esta autora que apela tanto aos sentimentos como ao paladar dos seus leitores e, tal como aconteceu em Desejos de Chocolate, temos uma vez mais uma protagonista dotada para a culinária.
Holly Brown é uma jovem viúva que se fechou em torno da sua mágoa permitindo apenas que a sua profissão de chef e o seu dote extraordinário para a culinária a libertem do peso que carrega desde a morte do marido.
Os anos ensinaram-lhe a fórmula perfeita para a sua precária estabilidade e enquanto no verão se dedica à cozinha no inverno, por outro lado, permite-se a si própria fugir dos amigos, tomando conta de casas, naquela que é para si a mais difícil época do ano, o Natal. Mas tudo mudará, obviamente.
Um trabalho inesperado na peculiar localidade de Little Mumming aliado a uma família disfuncional e uma comunidade diferente irão revelar-se uma desgostosa surpresa para Holly e um delírio para qualquer leitor. No ar fica a promessa das mais hilariantes e caricatas peripécias que tocarão o bondoso e partido coração desta protagonista até à fatídica Noite de Reis.

No que respeita aos intervenientes, Holly incluída, primam por ser bastante palpáveis, com dilemas coerentes e uma intensidade emocional bem conhecida do leitor.
A perda de um grande amor, as dúvidas e os medos de uma nova relação são os temas que as personagens Holly e Jude nos permitem explorar no entanto, porque este é um livro feito de sorrisos, muitas serão as picardias ao longo de relações de amor e ódio entre todos aqueles que vamos conhecendo nestas páginas, proporcionando boas gargalhas entre pausas de reflexão.

No que respeita aos intervenientes secundários, mais ou menos presentes, todos os eles dão brilho a esta narrativa, ao mesmo tempo que vos poderão levar a ponderar variadíssimas questões durante o entretenimento. Os tios de Jude, por exemplo, são divertidíssimos e, ainda assim, mostram como tudo muda com avançar da idade sem que se apercebam do quanto isso pesa na sua rotina. O mesmo se passa com alguns dos locais, idosos sozinhos, mas muito castiços, fazendo-nos lembrar aqueles que pela sociedade ficam esquecidos. O irmão de Jude e a sua namorada são outras duas caricaturas, marcadas pelo o orgulho e egocentrismo, e mesmo a pequena Jess pode ser encarada como uma criança que relembra os muitos pais dos dias de hoje que deixam para trás os seus filhos em busca do seu sustento. São exemplos, entre muitos, que nos conquistam pela facilidade com que despertam lágrimas e sorrisos nas coisas mais simples, nas coisas mais verdadeiras.

O ambiente onde a acção se desenvolve é perfeito. Um vilarejo onde o Natal é vivido intensamente por todos os locais, habituados a climas agrestes e à satisfação de um ponche quente num dia de inverno. São pessoas singulares que preenchem esta história de pormenores enternecedores, ao longo de muitas horas de bom entretenimento.

Trisha Ashley tem uma escrita agradável, fluida e acessível, que me prendeu à sua obra, e embora tenha um ou outro momento mais calmo, conseguiu manter o meu interesse constante.
Em relação às descrições, nada tenho a apontar. O cenário é suficientemente pormenorizado para dar a ver o que rodeia as personagens e essas, sim, são o verdadeiro trunfo desta autora muito direccionada para emoções trabalhando com zelo e cuidado cada um dos seus intervenientes.  

Quando a mim, esta foi uma leitura que me surpreendeu bastante pela positiva e gostei mais deste livro do que do seu antecedente, Desejos de Chocolate que, a título de curiosidade, é mencionado neste texto.
Escusado será dizer que esta obra é polvilhada de receitas de fazer crescer água na boca, um folclore atractivo e um humor singular que, num todo, fazem com que esta história se torne numa leve fonte de prazer.

Este romance é mais uma maravilhosa aposta da Quinta Essência que eu recomendo a todos os adeptos desde género, pelo seu nível de entretenimento, em qualquer altura do ano. Afinal de contas o Natal é uma época de exemplos, afectos e gestos que deveriam ser repetidos todos os dias.

Da Mesma Autora



Desejos de Chocolate (Opinião)


Título: Noite de Reis
Autora: Trisha Ashley
Género: Romance

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt