Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Sinopse:
“Paris, 1985. Um dos homens mais ricos de França, o marquês de Villeclaire tem uma vida luxuosa e despreocupada, onde não falta nada que o dinheiro e a sua posição social possam pagar. Mulheres, jogo, festas, caçadas, palácios…
Mas uma aposta faz com que os destinos de Villeclaire e Catherine Duvernois, uma jovem e misteriosa viúva, se cruzem, numa altura em que uma nuvem negra tolda os dias do belo marquês, prestes a casar contra vontade, com Blanche de Belfort.
A vida de Louis de Villeclaire desmorona-se…
Quem é Catherine Duvernois? E Blanche de Belfort? Alguém está a mentir. Mas quem? Porquê? A resposta mudará para sempre o futuro destas três personagens.
Um romance arrebatador, que se desenrola entre os sofisticados salões da aristocracia parisiense e as deslumbrantes paisagens do vale do Loire, levando os leitores por uma viagem inesquecível por cenários de sonho, durante o reinado de Napoleão III.”

Uma pequena jóia preciosa, elegante e feminina que fará as mulheres sonharem com o amor numa época em que reinava a conveniência.
Aposta Indecente é a minha terceira leitura da colecção Tiara e não poderia fazer mais jus ao título que carrega. Num período em que a honra era parte integrante do homem e do seu estatuto, muitas foram as promessas e apostas trocadas em círculos fechados. No triângulo amoroso da nossa história, Catherine e Louis, pagaram caro o jogo que que mudou as suas vidas e corações.
Matilda Wright transporta-nos para a sociedade oitocentista com uma leveza actual e dinâmica, numa leitura bastante descontraída que nos permite desfrutar ao máximo desta breve trama romântica que põe vogue muitas das gafes deste período conservador, de modas e valores.

Parte do encanto desta narrativa reside, em particular, nas três vidas díspares que partilham a mesma sociedade. Louis é um homem abonado que facilmente satisfaz todos os seus desejos. Vive como um rei rodeado de festas e luxuria, usufruindo de cada libra dos seus bens. Frio nos assuntos do coração, imagina-se um eterno Casa Nova, vivendo como amante constante nas camas das mais ricas e conceituadas esposas da sociedade francesa até ao dia em que conhece Catherine, ela mexe consigo, não de uma forma apaixonante, mas sim intrigante, como até agora nenhuma mulher conseguiu. Catherine, por seu lado, tem tanto de doce como de amargurada por um passado onde é a mais inocente e prejudicada. Ela prova-nos o quanto a sociedade pode ser ilusória pois sendo ela uma “miserável” viúva de notário não poderia estar mais longe da ostentação. E por último temos Blanche, jovem e bela, uma verdadeira princesa acabada de chegar a Paris e com uma vontade imensa de consumar um casamento de sonho, a questão é saber a que preço o fará.

Uma das particularidades que mais gostei nesta história é a forma como a narrativa está exposta, através de capítulos extensos que estão subdivididos pelos dramas dos vários personagens o que nos permite acompanhar cada um dos protagonistas atentamente.

Algo inegável é que apesar de ser uma leitura romântica, com pouco mais de 200 páginas, se consegue focar bastante nos factos históricos da época e para mim esta foi uma mais-valia. Sim esta história tem nuances de sensualidade, evolventes e cativantes, mas é na crítica elaborada aos valores e conceitos oitocentistas que a autora se esmera com um retracto muito fidedigno no que diz respeito a cenários e caracterizações, levando-nos a viajar para além do tempo e a desejar ter vivido neste período social.

Mentira, amor, exuberância e amizade são apenas alguns dos adjectivos que tão bem caracterizam as peripécias destas três personagens e todos os outros intervenientes, também eles bem caracterizados e com a capacidade de vos enaltecer o coração, pelo que tenho a certeza que serão plenamente satisfeitos e surpreendidos.

A escrita da autora é também ela natural e simples ainda que enquadrada no que é esperado de um romance histórico. Breve nas descrições mas com peso e medida certos para que se sintam completamente enredeados e integrados na leitura.

Mais um livro que não posso deixar de recomendar ao público feminino em geral com a promessa que após começada a leitura ser-vos-á impossível parar de ler até à última linha, comigo foi assim, e apesar das horas de sono perdidas a sensação final foi de prazer concretizado a 100%. Uma obra Livros D’Hoje da já nossa íntima colecção Tiara.

Título: Aposta Indecente
Autora: Matilda Wright
Género: Romance Histórico
Editora: Livros D’Hoje – Colecção Tiara

3 comentários :

Anónimo disse...

Autora tuga com quase toda a certeza, uma vez que não existe em nenhum site estrangeiro. Não se acha um dado sequer sobre ela em inglês. Não se acha um livrinho em inglês, uma sinopse, nem sequer são reconhecidos por qualquer site estarngeiro os nomes dos personagens deste livro. Que grande fake e que grande falta de respeito com os leitores portugueses ao querer fazer-se passar por uma escritora inglesa..

Elphaba disse...

Um excelente romance sensual sem dúvida... :)

Anónimo disse...

Não digo que não seja, até porque não li, só não entendo é de onde esta autora saiu. Se é inglesa não parece.

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt