Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sinopse:
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer - ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.


Para todos aqueles que, tal como eu, se deixaram seduzir pelo magnetismo de Mr. Grey, em As Cinquenta Sombras de Grey, esta será, definitivamente, uma leitura obrigatória que não tardará a surpreender-vos logo a partir das primeiras páginas.
Confesso-vos que ainda estou a digerir a forma como a autora conduziu este segundo livro onde o seu magnifico protagonista desperta e revela as suas cinquenta poderosas sombras. Que reviravolta! 
Nada permanece igual e isso é inegável, no entanto, nada me  poderia ter preparado para, após um arranque polémico, me deparar com tanta… baunilha
O lado mais negro de Grey é, na minha opinião, a aposta perfeita para quem gosta de romance sensual, com vários apontamentos interessantes, que certamente irão conquistar o lado mais romântico de muitas leitoras.

Se antes embarcamos numa história ligeiramente retorcida, ligeiramente obscura, com uma conotação, também ela, ligeiramente hardcore relativamente ao erotismo, As Cinquenta Sombras Mais Negras trazem-nos uma nova perspectiva do marcante Mr. Grey que, neste livro, dispensa o seu enigmático carácter frio e sedutor para dar lugar a um homem perdidamente apaixonado (isto não é spoiler, está presente no princípio da obra). Christian é uma nova pessoa que não olhará a meios para conquistar a pureza e inocência de Ana, inocência como quem diz, dado o papel deste cavalheiro na sua vida até ao momento.
No que respeita a Anastasia, uma personagem pouco convincente anteiormente, esta apresenta-se agora mais madura após ter sofrido o seu primeiro desgosto emocional, percebendo que nem tudo é tão simples como nos romances literários nos quais é especialista. É agradável confirmar que, apesar da paixão, esta protagonista consegue ser mais dura com o homem que a conquistou e que, introspectivamente, consegue atingir um maior nível de compreensão para com Grey. Sim, Ana pode não ser uma personagem fora de série, mas começa a atingir o mérito que lhe devido como fio condutor para a resolução do presente enredo.

Algo que também apreciei, de forma bastante positiva, foi um maior envolvimento das personagens secundárias que ao longo da trama se relacionam com o casal principal. É importante confirmar que estas não ficaram esquecidas, até porque acabam por pontuar e abrilhantar este enredo com intervenções pertinentes e cruciais, não só para os protagonistas, mas também para análise de diversas questões actuais que enriquecem a obra. Desta feita, perguntas que ficaram em aberto relativas ao livro anterior são esclarecidas, principalmente no que respeita às mulheres, submissas ou denominadoras, que passaram pela vida de Grey. Também Ana trás novidades aprazíveis relacionadas com o seu local de trabalho e, por tudo isto, há novos motivos para impulsionar a leitura deste texto onde o dinheiro continua a ter uma forte presença no quotidiano dos intervenientes.  

Novidades à parte, o prato principal que continua a envolver toda a história, e que tão bem a caracteriza, é a carga erótica que continua presente de uma forma mais doce, menos desigual, mas ainda assim muito apimentada nos momentos certos. Penso que, finalmente, posso afirmar que a autora descobriu um equilíbrio entre as suas personagens tão discrepantes o que é, certamente, muito interessante.

E L James continua com o mesmo estilo de escrita, simples, fluido e que impulsiona um ritmo de leitura veloz, mas neste seu segundo volume vem mostrar, para minha surpresa, astúcia e inteligência para trabalhar enredo de forma apelativa cativando novos leitores.
Corroborando com o que citei anteriormente, sem que se percam os trunfos que trouxeram o sucesso do primeiro volume, James soube chegar a um novo público e provar que é sempre possível malear os seus intervenientes. Creio no entanto, com toda a convicção, que muitos serão aqueles que irão considerar repentina ou descabida a alteração brusca nas personalidades das personagens principais, ainda assim, eu considero que as questões relacionadas com o lado psicólogo, sombrio, do principio desta história permitem antever as diversas modificações em Grey, justificando-o como sendo este alguém que nunca se permitiu a si próprio uma oportunidade para ser amando e, quando a tem, agarra-a com unhas e dentes, que é como quem diz, agarra-se a Ana como se esta fosse a sua única tábua salva-vidas.

Quando a mim, adorei as novidades no dia-a-dia destas personagens, principalmente no que respeita ao trabalho de Ana. Gostei que tivessem ficado em aberto diversos factores que podem influenciar esta relação e, da mesma forma, gostei do rumo que este relacionamento está a tomar pelo que estou, avidamente, ansiosa por folhear o próximo título publicado dia 12 de Novembro, As Cinquenta Sobras Livre.

Esta obra é uma audaciosa aposta da editora Lua de Papelque já deu muito que falar com esta trilogia que, independentemente do motivo, já conquistou muitos fãs nacionais. Com este segundo volume este é um livro que posso aconselhar, livremente, a todas as adeptas de romance sensual. Vão gostar.

Para aqueles que, como eu, já se deixaram levar pela narrativa de E L James, a autora irá dar uma sessão de autógrafos no próximo dia 20 de Novembro (toda a informação aqui).


As Cinquenta Sombras de Grey (Opinião)


Título: As Cinquenta Sombras Mais Negras
Autora: E L James
Género: Romance Sensual
Editora: Lua de Papel

5 comentários :

Ivonne Zuzarte disse...

Adorei a opinião, Joana :D

muito boa e concordo! eheh o meu livro já foi expedido ontem (12) :D beijinhos**

Unknown disse...

Já recebi o meu!!! :)

Elphaba disse...

Obrigado Ray :)
É muito bom encontrar quem corrobore com as nossas opiniões. Boa leitura "Livre". ;)

Elphaba disse...

Boa leitura C. Martins, depois tens de partilhar a tua opinião :)

Ivonne Zuzarte disse...

C Martins foi pela wook? É que eu comprei pela wook e estou desejosa de receber! :P Não vejo a hora!

Obrigada Joana ;) gostei do trocadilho eheh

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt