Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sinopse:
Seguir as regras.
Lembrar-me do que aconteceu.
Nunca me apaixonar.
O mundo de onde vim está em ruínas.
Estamos aqui para evitar a destruição da humanidade.
Mas se não seguirmos As Regras, tudo o que é importante desaparecerá:
Amigos. Famílias. Sonhos. Amor.
O Ethan não pode nunca descobrir o meu segredo.
Que não vim de outro lugar.
Que vim de um outro tempo.

Efectivamente direccionada para os mais novos, a mais recente narrativa de Ann Brashares em terras lusas equilibra na perfeição romance, mistério e aventura, com um toque ficção científica que colocará os jovens leitores a reflectir sobre o futuro do nosso planeta.

Como elucida e sinopse, Aqui e Agora conta-nos a história de Prenna James, uma estranha na nossa contemporaneidade vinda do futuro e que vive de forma condicionada no nosso presente, sufocada pelas Regras que lhe permitem sobreviver na nossa realidade. Prenna irá acabar por se envolver numa amizade proibitiva com Ethan e, paralelamente aos laços que se estreitam entre ambos, descobrirá que são muitos os segredos guardados pela sua comunidade emigrante e que as pistas para os desvendar poderão estar onde menos espera.

Provavelmente graças ao seu público-alvo, é relativamente fácil falar sobre esta história dada a clareza da mensagem passada pela autora e devido à simplicidade das suas personagens comuns, protótipos deste tipo de texto e com caminhos definidos desde o início. Assim, esta é uma leitura bastante interessante para os menos experientes neste género literário e que, quanto a mim, prima principalmente pelos seus contornos e surpresas reveladas no desenlace.

Relativamente a intervenientes, Prenna e Ethan são quem mais se destaca, com todos os atributos necessários aos seus papéis; ela um pouco mais perdida, tímida e inocente e ele muito curioso, astuto e corajoso, perseguindo as suas convicções.
As personagens secundárias são igualmente apelativas e primam pela sua diversidade. Tanto os “vilões” como os “heróis” contribuem activamente para o enredo, pontuando-o com momentos intensos, o que dá ainda ênfase a Prenna e Ethan.


As mais-valias do livro acabam, a meu ver, por estar relacionadas com as temáticas abordadas, com as alterações climáticas a serem exploradas e a merecerem um enorme destaque ao longo da obra, bem como as consequências associadas a esta catástrofe – por exemplo fome e doenças variadas. Esta questão em particular e especialmente bem conseguida, graças à capacidade que a autora teve de estabelecer uma ponte entre a realidade e a ficção, entre o presente e o futuro, para nos oferecer uma nova visão deste tema tão pertinente.

Para terminar, a narrativa tem alguns pormenores originais, como as Regras ou a estrutura e base da comunidade, alguns objectos futuristas engraçados e gostei, igualmente, da forma como foram facultadas as informações que conduzem ao final do livro  consegui surpreender-me. Só lamentei que todo o desenlace fosse tão rápido, quase forçado, devido ao caminho afectivo escolhido.

Em suma, este é um bom livro de entretenimento para os mais jovens mas que não trará nada de novo para o leitor mais experiente neste género de ficção. Um livro que se lê de um sopro, devido ao seu carácter ligeiro e à sua escrita muito acessível.

Esta é uma aposta Editorial Presença, inserida na sua colecção Noites Claras, histórias primorosas que tentem a aflorar questões muito pertinentes.


Título: Aqui e Agora
Autora: Ann Brashares
Género: Romance; Fantasia; Juvenil
Editora: Editorial Presença

Para comprar o livro Aqui e Agora, clique aqui.



2 comentários :

Liℓiαnα☆ disse...

Excelente opinião.
Fiquei curiosa por ler e tirar as minhas próprias conclusões! ;)

Elphaba disse...

Acho que fazes muito bem. A leitura é individual e cada um tira as suas conclusões. Eu gostei mas esperava mais, em parte, provavelmente, porque procurava algo mais complexo e adulto.
Boa leitura :)

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt