Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 3 de fevereiro de 2013
Sinopse:
Laurel não via Tamani desde que num momento de raiva, há um ano atrás, o mandou embora. E, por muito que o seu coração ainda doa, Laurel sabe que David foi a escolha certa. Agora que a sua vida estava a voltar ao normal, Laurel descobre que um inimigo oculto está a cercá-la. Mais uma vez, Laurel vai ter de pedir ajuda a Tamani para a proteger e ajudar, uma vez que o perigo que agora ameaça Avalon é mais poderoso do que aquele que uma fada poderia imaginar - e, pela primeira vez, Laurel não pode ter a certeza de que o seu lado sairá vencedor.

Neste terceiro volume da série Wings o mistério avoluma-se, o coração da protagonista divide-se uma vez mais com emoções ambíguas e o perigo, esse, volta a estar à espreita roubando a estabilidade necessária a este mundo maravilhoso onde as fadas preenchem o nosso imaginário.

Gosto. Gosto mesmo destas criaturas singulares, destas meninas que se fazem mulheres em flor e nos envolvem com o seu cheiro, com as suas cores, com os seus poderes e, no caso de Laurel, com as suas descobertas para um novo mundo.
Regressando da mágica Avalon explorada no livro anterior – a terra onde brotou da sua semente e passou a sua infância, uma terra plena de sonhos e peculiaridades –, em Ilusões a nossa protagonista retorna para o quotidiano familiar onde, ainda assim, os fenómenos extraordinários abundam e perduram nos actos e nas acções da sua espécie que, em sintonia plena com a natureza, continua a fazer Laurel sofrer os medos de sempre.
Neste livro, a nossa fada depara-se novamente com o pavor provocado pelos selvagens trolls, sem a certeza da sua segurança, sem a certeza de um futuro. Enquanto isto se desenvolve, é magoada com as evidências provocadas por um primeiro amor que parece fracassado pelas diferenças e, mais do que preocupar-se com o seu ameaçado coração, Laurel preocupa-se com toda a sua raça, ameaçada, que depende, em parte, da sua coragem e inteligência para seguir mais além.

No que respeita a personagens, merece destaque Tamani que volta a ser uma presença assídua. Mudado, ele está mais próximo do humanamente aceitável, atraindo com maior facilidade para si aquela por quem sempre esteve apaixonado. Este interveniente tornou-se mais apelativo, presente e crucial, ganhando um justo papel de protagonista partilhado com Laurel, a fada de que não consegue abdicar. Forte, corajoso e muito apaixonado ele é, definitivamente, um herói nesta narrativa remetendo David para segundo plano, muito aquém das suas potencialidades.
Merece igualmente ser realçado o surgimento de uma nova e intrigante personagem, Yuki, que promete vir balançar esta história com o mistério que a circunda. Tímida, de origens distantes e pertencente a uma raça que aparentemente desconhece na totalidade, ela irá balançar as, já de si difíceis, tarefas do núcleo principal e, sem oferecer a certeza das suas intenções, esta jovem compromete tudo o que conhecíamos até ao momento.

Questões exploradas ao longo da série, como a gerência de um avida normal quando se é o oposto, ou os dramas de uma adolescência que é tudo menos comum, continuam em vogue, no entanto confesso que houve algo que fez deste terceiro volume o meu favorito até ao momento.
Em relação ao maravilhoso, esperava ver os poderes da protagonista um pouco mais desenvolvidos mas, ainda assim, compreendo que a obra se centre mais na sua essência enquanto espécie, partilhada agora por um número elevado de fadas que podemos encontrar perto de Laurel.
É ainda favorável a forma como as páginas se equilibram perfeitamente entre o romance e o fantástico, havendo o cuidado de manter presentes os perigos e o mistério principal, agradando desta forma aos leitores que se saturam de triângulos amorosos.

Esta é, portanto, uma série de fantasia juvenil e urbana muito agradável que preencherá todos os requisitos dos leitores deste género literário, a quem eu sugiro esta narrativa sem qualquer restrição.

Como já citei nas opiniões anteriores, é visível o imenso cuidado na pesquisa de Aprilynne Pike em relação às plantas que é, delicadamente, introduzida em pequenas doses de informação ao longo do texto envolvendo-se, com simplicidade, na ficção graças da sua escrita bonita e acessível a qualquer público.
Descrições que permitem dar a ver o ambiente onde decorre a acção, um ritmo assertivo e originalidade complementam de resto a obra que idealiza na perfeição as fadas bondosas que povoam a minha imaginação.

Sem nenhuma razão em especial, creio eu, senti-me plenamente envolvida nesta narrativa que me deixou a desejar bastante o seu precedente, Destined no original, que colocará um ponto final na série Wings, concluído assim os trilhos marcados para Laurel, uma fada que aprendeu a amar os humanos e que, quando se recordou do princípio, soube que nunca poderia ter deixado de amar o seu lar mágico.

Uma aposta encantadora da Contraponto para todos os que se reencontram na inocência e se permitem sonhar com outras realidades.
Livros 1 e 2 - Série Wings

O Beijo dos Elfos (Opinião)
Feitiços (Opinião)


Título: Ilusões
Autora: Aprilynne Pike
Género: Fantasia
Editora: Contraponto

4 comentários :

Unknown disse...

Esta é uma das sagas que adorava ler, pelas tuas opiniões parece ser muito boa :)

Deixei-te um selinho no meu blog: http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt/2013/02/2013-literario-selo.html

Boas leituras! :)

Elphaba disse...

Mónica a saga está muito gira e original, cria um conceito diferente das fadas o que, para quem lê muita fantasia, é sempre uma boa surpresa.

Obrigado ás suas pelo selo.
Beijinhos*

Neptuno_avista disse...

Olá! Tenho o primeiro livro desta saga que até gostei, apesar de conhecer melhor. Estou curiosa para saber como se desenvolveu a história, porque tinha boas premissas. Tenho de ver se encontro o 2º volume para continuar.

Olha, dediquei-te um selo no meu blog, o Selo Literário 2013 (http://cantinhodaneptuno.blogspot.pt/2013/02/selo-2013-literario.html), além de ser um incentivo à leitura, é também uma forma de agradecer o teu trabalho e todas as opiniões que escreves. Apesar de conhecer o teu blog há pouco tempo, só posso reconhecer que é um excelente blog e tenho pena de não o conhecer há mais tempo! :)

Boas leituras!
Beijinho

Elphaba disse...

Olá Neptuno, esta é daquelas séries que vai melhorando por isso se gostaste do primeiro não percas oportunidade de ler os restantes.

Obrigado pelo selo e pelas tuas palavras em relação ao meu espaço, são muito gratificantes *.*

Beijinhos & Boas leituras.

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt