Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Sinopse:
Quando dois soldados de lados opostos de um imenso conflito galáctico sem fim se apaixonam, terão de arriscar tudo para proteger uma nova vida num universo terrível e perigoso. Um universo sem limites, povoado de possibilidades infinitas. E um planeta, Fenda, onde nascerá a ideia que irá expandir-se e crescer para conquistar todo um cosmos, símbolo de esperança para dois povos desavindos. SAGA é a história de dois jovens soldados de lados opostos de um vasto conflito inter-galáctico sem fim, que se apaixonam e arriscam tudo para protegerem a vida que criaram e que terá de crescer num universo hostil e perigoso. Alana e Marko querem apenas poder viver a sua vida em paz com a sua jovem filha Hazel – considerada uma abominação por todas as potências envolvidas na guerra – e, entre serem perseguidos por um príncipe robot com cabeça de TV, assassinos profissionais dos mais diversos planetas e serem assombrados pelos fantasmas de vítimas de batalhas passadas, a sua história irá mudar a galáxia. Fantasia e ficção-científica juntam-se como nunca antes no primeiro volume deste épico subversivo e provocante, obra de dois dos mais aclamados nomes da banda desenhada actual: o escritor Brian K. Vaughan e a artista Fiona Staples.

Momento sinceridade: esta vossa leitora não percebe nada de arte, mais concretamente da arte desenvolvida em novelas gráficas ou BD. Felizmente, isso não invalida o facto de eu começar a apreciar imenso este tipo de literatura que, doravante, acabará por ser mais comentada no blogue – tenho andado a comprar imensas coisas e estou, à primeira vista, apaixonada pela maioria das minhas aquisições.

Deveria ser pecado eu comentar Saga porque, por todos os prémios que conquistou e pela crítica que tem recebido, está mais que comprovado o seu valor, algo que até uma leiga como eu, que certamente não o aprecia na totalidade, consegue compreender.
Dividida, até à data, em cinco volumes, esta novela gráfica extraordinária conquistou-me pela sua edição e, posteriormente, pelos seus conteúdos fortes e impactantes que, articulados com originalidade do texto e os muitos paralelismo sociais e afectivos reais, me transportaram para o espaço. Eu não conhecia o autor ou a artista mas acreditem que depois desta experiência vou querer voltar encontrar-me com mais trabalhos de ambos.

Muito sucintamente, um casal de soldados pertencentes a facções opostas em guerra, Alana de Terravista e Marko do seu satélite Coroa, fugiram das suas origens para poderem ficar juntos e é no momento em que a filha de ambos vem ao mundo, Hazel, que tomamos conhecimentos das duas histórias e deste universo cruel, sedutor e que de forma bem conseguida representa uma espécie de humanidade (que nada tem a ver com seres humanos, que fique claro). Assim, nesta obra vamos assistir de perto ao início da fuga deste par com a sua filha, enquanto nos vão sendo oferecidas nuances do passado, mas principalmente sobre o presente de ambos, numa jornada épica em busca de um futuro melhor.   

Gostei imenso da forma como o texto, o criativo argumento de Brian K. Vaughan é apresentado, ora através dos balões de fala das figuras ficcionais, ora através da voz de Hazel, que narra de como tudo começou, de como assistiu às lutas, aos medos e às pequenas conquistas dos seus pais para que sobrevivesse.
Sinceramente, sendo a história aquilo que melhor posso analisar, adorei a voz desta pequena. Com um olhar tão contemplativo quanto crítico, ela complementa na perfeição todos os excessos (não tão excessivos assim), apresentados com humor e todos os apêndices que um título para adultos pode incluir.


Gostava de poder divagar sobre os desenhos de Fiona Staples mas, como disse anteriormente, pouco entendo desta arte, assim posso apenas dizer-vos que são belos, coloridos e fortes, capazes de chocar e comover pela riqueza de pormenores, quer relativamente aos cenários ou às emoções transmitidas pelas personagens. Conclusão, não é preciso ser uma expert para me conseguir deixar transbordar por um trabalho magnífico.

No que diz respeito a problemáticas, o livro tem de tudo um pouco e as analogias são evidentes da primeira à última página. Num enredo que usa e abusa da ficção científica e da fantasia, questões militares e políticas ganham destaque, bem como temas mais sensíveis como escravidão, abusos vários e muita violência envolvidos naquela que eu, e perdoem-me se vos estou a enganar, vejo como uma linda história de amor intergaláctico.

Em suma, foi com um cocktail excêntrico mas muito completo e fiquei a conhecer a dinamarquesa editora G. Floy Studio que, a um preço muito acessível, oferece uma edição de luxo em português com aquilo que, creio, será do melhor que poderei experienciar dentro deste género literário, narrativas escritas e visuais que tocam em todas as feridas, entretêm e aquecem o coração.
Sim, já comprei Saga Vol. 2 e mal saiba a data do próximo lançamento começo a lê-lo. Estou siderada!




Titulo: Saga – Volume Um
Autor: Brian K. Vaughan & Fiona Staples
Género: BD; Novela Gráfica; FC

Editora: G. Floy Studio

2 comentários :

Mafi disse...

O terceiro sai em Outubro pelo que vi num comentário lá na página deles :P
Já podes lê-lo no próximo mês eheh :)
Ainda não li este primeiro volume e também não comprei o segundo, não tenho ido à FNAC :(
beijinho

Elphaba disse...

Mafi :D
Já tinha ouvido falar, mas acho que vou esperar até Setembro para ler o 2.º para depois não me esquecer de nada. Não sei se é o teu estilo, mas esta tua amiga gostou mesmo desta história *.*

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt