Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

terça-feira, 26 de maio de 2015

Sinopse:
Zoe Harper é uma cozinheira apaixonada. O seu sonho de ter uma loja gourmet aproxima-se mais um passo da concretização quando consegue participar num concurso culinário televisivo, embora a concorrência seja igualmente qualificada e ambiciosa. E, a seguir, Zoe apaixona-se pelo espirituoso e sexy Gideon, que é um dos júris do programa e, como tal, intocável. Então, o que fazer quando se sonha com felicidade ao jogo E ao amor?

A ficção romântica de entretenimento é, e espero que assim seja infinitamente, um dos meus refúgios para além do saber, um prazer sem compromisso necessário para o meu bem-estar e uma opção obrigatória, descomplicada, para associar a palavra leitura à felicidade. Digo-o sem preconceitos, apesar da minha formação académica, digo-o com a cumplicidade de uma apaixonada por histórias.

Com a apresentação do que procuro e encontro neste género literário, Receita Para o Amor é o que está exposto na sua sinopse e pouco mais, o mais vai depender do olhar de cada leitor. Receita Para o Amor é uma narrativa que mostra paixão, sabores e amizade através das suas personagens, caricaturas de emoções, e um enredo que aborda questões curiosas e sempre actuais.
Com um discurso fluido e descrições cuidadas que dão a ver inúmeros pormenores, cativando assim o palato e transmitindo sensações, Katie Fforde criou uma história bela, terna, que acentua laços e procura a empatia de quem lê, tendo sempre presente o seu foco central, os desígnios do amor.

Não sei se esta é uma característica comum da autora, uma vez que esta é a minha estreia com as suas palavras, mas as suas personagens têm traços de personalidade bastante acentuados, nem sempre fáceis de aceitar por quem procura na ficção a realidade, algo que é principalmente evidente com a sua protagonista, Zoe, que apesar de adulta tem uma inocência para com o próximo difícil de compreender. Ela é a boa samaritana, o bode expiatório e a criatura mais prestável que alguma vez vi imaginada – chega a ser tola, é um facto. Já o protagonista masculino, Gideon, é um retrato mais comum neste tipo de livro e as suas oscilações comportamentais dão-lhe uma maior credibilidade. Enfim, embora nenhum dos dois seja marcante, a verdade é que foram satisfatórios e me mantiveram curiosa ao longo do texto.

Gostei particularmente das personagens secundárias Fenella e Rupert, os proprietários de um dos locais onde se centraliza a acção, que formam um casal comum e agradável, abrilhantando o enredo com os “apêndices” que lhes estão associados, e até Cher, uma amostra de vilã que de forma ampliada remete para questões interessantes, foi uma agradável surpresa. Aliás, o texto é preenchido por muitos intervenientes, todos eles bastante diferentes, que sem dúvida alguma sustentam o casal principal.


Quanto às temáticas expostas, estas são tocadas de forma bastante superficial, afinal de contas esta obra é bastante leve, mas ainda assim é possível pensar um pouco em problemáticas como invasão pessoal por parte dos media e a sobrevalorização da imagem actualmente, bem como temas mais íntimos que envolvem a amizade, a família e diversos tipo de relações afectivas. Igualmente, e dado o imenso volume de programas sobre culinárias e aprendizes, candidatos a chefs de cozinha que hoje em dia passam na televisão, este livro oferece ainda uma visão diferente sobre este universo e que provavelmente agradará aos seus adeptos.

Em suma, é o tipo de livro ideal para quem quer descontrair e não pensar muito no que está a ler, para quem deseja apenas envolver-se numa história em que não revê como sua num cenário bucólico, bonito, e com a capacidade de abrir o apetite – sim, este livro deu-me fome, várias vezes!

Mais uma aposta Quinta Essência que não me desiludiu e que seu sugiro, como não poderia deixar de ser, aos fãs de romances.


Título: Receita Para o Amor
Autora: Katie FForde
Género: Romance




0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt